Mundo

Bill Gates diz que quarentena deve durar dois a três meses

Bill Gates, o segundo homem mais rico do Mundo, estima que seja necessária uma quarentena de dois a três meses para controlar a pandemia de Covid-19. Recomenda a democratização dos testes e acredita que antes da vacina chegará um medicamento para a doença.

Numa sessão de perguntas e respostas na rede social Reddit, Bill Gates comentou o trabalho feito pela China, a experiência holandesa e a necessidade de produzir vacinas ou ventiladores. “Shutt down”, fecho total, foi a expressão mais usada, a recomendação principal do fundador da Microsoft, atualmente um dos filantropos mais ativos do Mundo e muito empenhado no combate ao SARS-Cov-2.

“A fase atual tem muitos casos em países ricos. Com as ações certas, incluindo os testes e o distanciamento social (que chamo de shut down – encerramento) entre dois e três meses deverá permitir aos países ricos evitar os níveis elevados de infeção“, disse Bill Gates, quando questionado pelo editor do Reddit sobre os receios e as esperanças com que olha para a crise provocada pela Covid-19.

“Preocupa-me os danos à economia destes países, mas será ainda pior a forma como o vírus vai afetar os países em vias de desenvolvimento, que não conseguem cumprir o distanciamento social da mesma forma que os mais ricos e cuja capacidade hospitalar é muito inferior”, acrescentou Bill Gates. América do Centro e Sul, África e Médio Oriente são algumas das zonas mais problemáticas.

O bilionário e filantropo foi questionado sobre a forma como a China lidou com o problema. E distanciou-se das criticas de Donald Trump, presidente dos EUA, que responsabiliza os chinesas pela situação que se vive atualmente no Mundo.

“Depois de 23 de janeiro, perceberam quão grave era o problema e montaram um esforço muito grande de isolamento social, que fez toda a diferença”, disse Bill Gates, referindo-se apenas à data em que oficialmente Pequim reconheceu o problema, do qual já teria conhecimento semanas antes, como constava de um discurso do presidente chinês Xi Jinping, entretanto revelado pela imprensa local.

“Claro que o isolamento criou muitas dificuldades às pessoas, mas foi capaz de travar a disseminação do vírus” na China. “Outros países terão de o fazer, com algumas diferenças, mas uma combinação de testes à doença e isolamento social claramente funciona e é isso que temos de fazer enquanto não tivermos uma vacina”, acrescentou Bill Gates.

“Temos de democratizar a escala dos sistemas de teste”, disse Bill Gates. “A prioridade deve ser dada aos trabalhadores da área da saúde e aos mais velhos”, disse o fundador da Microsoft cuja fortuna, com a mulher, é estimada em cerca de 90 mil milhões de euros. É preciso controlar a pandemia enquanto não chega uma vacina, argumenta.

Neste momento há seis tipos de abordagens diferentes para desenvolver uma vacina. Vamos precisar de muita capacidade de fabrico para fazer e testar essa diferentes vacinas em desenvolvimento, e algumas não vão funcionar”, disse Bill Gates. “As primeiras vacinas devem ser destinadas a pessoal médico e cuidadores, mas isso pode demorar pelo menos 18 meses”, disse o filantropo, depositando esperanças noutras abordagens.

É provável que exista uma terapêutica, um tratamento, disponível antes da vacina. Idealmente iria reduzir o número de pessoas que precisam de cuidados intensivos, incluindo ventiladores”, disse Bill Gates, anunciando que a fundação que dirige organizou o Acelerador de Terapêuticas, uma iniciativa que procura dotar de meios de produção as melhores ideias desenvolvimento de medicamentos para a Covid-19.

“Uma ideia que está a ser explorada é usar o sangue (plasma) de doentes recuperados. Pode ter anticorpos que protejam as pessoas. Se resultasse, seria a forma mais rápida de proteger os profissionais de saúde e os pacientes com doenças mais severas”, disse Bill Gates, confiante de qual alguma terapêutica sairá” desta iniciativa.

Leia mais em JN.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER