Local

Prémio Pedro da Silva reconhece a excelência académica de estudante de português na Universidade de Toronto

O Departamento de Espanhol e de Português da Universidade de Toronto tem a honra de anunciar Octavia Andrade-Dixon como a vencedora, em 2019, do Prémio Pedro da Silva, patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos.

A aluna Octavia Andrade-Dixon obteve a nota final com a média mais elevada, concluindo o Programa Minor em Português, durante o ano letivo de 2018/2019.

Este prémio visa reconhecer a excelência académica nas disciplinas do Programa de Português, oferecidas pelo nosso departamento. A aluna Octavia Andrade-Dixon obteve a nota final com a média mais elevada, concluindo o Programa Minor em Português, durante o ano letivo de 2018/2019. O prémio consiste na atribuição de uma bolsa de estudos no valor de 750 dólares canadianos, uma cortesia do banco português Caixa Geral de Depósitos.

Octavia Andrade-Dixon concluiu a sua licenciatura com uma especialização em Geografia Humana, com um enfoque em Planeamento, e um Minor, em Português. A aluna mostrou-se deveras satisfeita, ao tomar conhecimento de que tinha sido a vencedora do Prémio Pedro da Silva 2019, já que iniciou o seu percurso académico sem qualquer conhecimento prévio da língua: “O meu percurso no Programa Minor em Português foi, simultaneamente, muito desafiador e gratificante. Como a minha ligação a Portugal vem já desde há várias gerações, aprender português fora um projeto muito apaixonante. Tive mesmo muitas novas oportunidades, conheci pessoas incríveis e aprofundei muito mais o meu conhecimento do próprio mundo, graças à língua portuguesa. Receber este prémio é mesmo um reconhecimento fantástico, por todo o meu esforço, nos últimos quatro anos.

E, a qualquer aluno do Programa de Português, gostaria de lhe dizer que está a participar numa das experiências mais ricas, em línguas, oferecidas pela Universidade de Toronto. Apesar de pequeno, o Departamento está cheio de professores, cursos e oportunidades maravilhosos.

Aprender qualquer língua requer prática, disciplina e vontade de cometer erros. E, mesmo que esteja a começar com pouco ou nenhum conhecimento, como eu, poderá terminar o Programa e dizer, com orgulho, que fala português.”

O Prémio Pedro da Silva, patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos, foi criado em 2012, em homenagem ao primeiro carteiro do Canadá, de ascendência portuguesa conhecida, de molde a reconhecer o compromisso e o mérito académicos dos estudantes de português, no Departamento de Espanhol e de Português na Universidade de Toronto. A cerimónia oficial de entrega do prémio decorrerá no próximo ano letivo, com detalhes a serem confirmados.

Mais informação sobre o Programa de Português está disponível em linha “A Caixa Geral de Depósitos é o banco estatal português e, sendo o principal banco do país, é uma referência quer para os cidadãos portugueses, em Portugal e em todo o mundo, quer para todos aqueles que desejem investir em Portugal. Como o Canadá representa uma parcela significativa da imigração portuguesa no exterior, a Caixa Geral de Depósitos deseja estar presente nas comunidades e também muito próxima das que se dedicam ao ensino e à promoção da língua portuguesa. E é com enorme prazer que nos associamos à prestigiada Universidade de Toronto (e, em particular, ao Departamento de Espanhol e de Português), para premiar o melhor aluno de um dos Programas de Português. Com este prémio, pretendemos distinguir excelentes desempenhos na língua portuguesa, que, e ano após ano, ganha cada vez um maior destaque internacional. Com o Prémio Pedro da Silva, reiteramos, assim, o nosso compromisso em apoiar a comunidade portuguesa, promover a língua portuguesa e fortalecer os laços com as próprias instituições canadianas.”

Para questões relacionadas com os media, contactar, por favor: Dr. Berenice Villagomez, Communications Coordinator

Department of Spanish & Portuguese, University of Toronto [email protected]

Para obter informações sobre o programa e oportunidades de patrocínio de bolsas de estudos, contactar, por favor: Prof. Anabela Rato, Associate Chair of Portuguese Studies Department of Spanish & Portuguese, University of Toronto

[email protected]

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW