Local

José Cordeiro nomeado membro do Conselho do “College of Physicians and Surgeons of Ontario” (CPSO)

Já se passaram uns meses largos desde a última vez que escrevi para este jornal mas recebi uma boa notícia que me deu o estímulo para escrever, pelo que me resolvi a divulgá-la para que todos saibam que nem tudo é mau neste período tão crítico e medonho que o mundo inteiro está a atravessar. No tempo da pandemia, também acontecem coisas extraordinárias; entre os escombros, nascem flores.

Chegou-me ao meu conhecimento que o colega e amigo José Cordeiro foi selecionado para exercer um novo cargo, a tempo parcial, no Governo Provincial do Ontário. Reconhecido o seu mérito, foi nomeado membro do Conselho do CPSO (Organização Reguladora dos Médicos e Cirurgiões do Ontário), a 31 de janeiro de 2020, por Sua Excelência o Governador do Ontário. Nos termos do regulamento interno do Colégio, ele integra também o painel da Comissão Disciplinar.

José Cordeiro é um luso-canadiano de origem asiática que vive neste país desde 1988; trabalhou no Consulado Geral de Portugal de Toronto desde 1991, tendo-se aposentado em agosto de 2019. Muito orgulhoso das suas raízes, cedo começou a envolver-se em atividades associativas no sentido de divulgar, no Ontário, a cultura, a tradição e os costumes da gente macaense. Começou por ser membro do Macao Club e, devido à sua dedicação e espírito de liderança, foi nomeado diretor durante alguns anos, obtendo sempre grandes sucessos para a agremiação.

Tempos depois, surgiu-lhe um novo desafio, e José Cordeiro não teve mãos a medir: fundar uma nova instituição chamada “Amigu Di Macau Arts & Culture”, a qual preside. Entre outras atividades culturais e promocionais, ela conta com dois grupos de músicos que fazem tournées, dentro e fora do país, para divulgar a música macaense, chinesa e portuguesa, tendo os grupos viajado várias vezes para Portugal, Macau e China Continental. O “Amigu di Macau Arts & Culture” está afiliado à ACAPO, onde José Cordeiro desempenha, pela segunda vez, o papel de membro da Comissão da Auditoria da Aliança.

O CPSO tem autoridade para legislar o licenciamento dos médicos e cirurgiões, discipliná-los, e regulamentar a prática da medicina no Ontário. Desenvolve estratégias para o bom funcionamento do sistema de saúde, e investiga queixas por parte dos pacientes. Nestes casos, os membros da CPSO devem aplicar os direitos dos pacientes com consistência, transparência e profissionalismo; saber usar a evidência, avaliar os riscos, e informar o Colégio das suas decisões. Os membros do Conselho do CPSO podem, também, guiar e aconselhar os médicos durante as suas carreiras.

O Colégio dos Médicos e Cirurgiões do Ontário estabeleceu um plano de cinco anos (2020-2025), onde consta, além da sua visão e missão, uma lista de prioridades e regulamentos para melhor servir os doentes do Ontário, que valoriza a comunicação e a compaixão.

Os membros do Conselho do CPSO pertencem a três grupos: médicos provenientes de 10 distritos da Província do Ontário; seis professores de medicina das universidades do Ontário e, por fim, 15 membros escolhidos no universo dos residentes da província. Neste momento, o Conselho é presidido pela Dra. Brenda Copps, médica de família em Hamilton, irmã da conhecidíssima política Sheila Copps.

José Cordeiro sendo trilingue e bem conceituado, tanto dentro das comunidades em que se desloca como no “mainstream” canadiano, merece o respeito de todos. Não tenho dúvidas que, em breve, poderá ser um porta-voz e elo de ligação entre Macau, Portugal e Canadá, dado o empenho e dedicação com que sempre enfrenta novos desafios.

Parabéns, José Cordeiro!

Ana Julia Sança/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW