GTA

Toronto quer acabar com beatas de cigarros nas ruas

Restaurantes e bares vão ser obrigados a colaborar

A Câmara Municipal de Toronto aprovou quarta-feira (17) a moção que foi apresentada por Ana Bailão, a vereadora do bairro 9. A luso-canadiana quer acabar com os filtros (beatas) dos cigarros que poluem as ruas da cidade um pouco por todo o lado.

Em declarações ao Milénio Stadium, Bailão explicou o que motivou a ideia. “Ouço constantemente reclamações das pessoas que dizem que isto se vê muito nas nossas ruas, sobretudo nas principais onde há bastante comércio. Precisamos de cinzeiros públicos no exterior dos bares e dos restaurantes para ajudar a manter a cidade limpa”, justificou.

No inverno, Toronto foi confrontado com um dos piores nevões dos últimos anos e agora que a Primavera começa a aparecer, as beatas estão por todo o lado. “Depois da neve derreter é que vemos os filtros. A autarquia tem caixotes do lixo, com um compartimento específico para os cigarros, espalhados por toda a cidade, mas achamos que a responsabilidade é de todos nós, inclusive dos restaurantes e dos bares”, disse.

Questionada sobre a possibilidade de atribuir mais responsabilidade aos fumadores, a vereadora garante que para já a ideia é pedir aos empresários que disponibilizem cinzeiros no exterior dos seus espaços para que os fumadores não tenham de colocar as beatas no chão. “Até porque se um fumador só tem esse depósito numa área de 40 metros, as probabilidades de os filtros irem parar ao chão são muito maiores”, sugeriu.

O nosso jornal quis saber qual a dimensão do problema no bairro de Davenport, a área que concentra mais portugueses no país e na cidade, no entanto Bailão garante que não se restringe apenas a esta área. “Os filtros estão espalhados por toda a cidade e infelizmente Davenport não é exceção. Para já vamos discutir o assunto e reunir com a Associação de Comerciantes, mas defendemos que deve funcionar como umas das regras para abrir ou explorar um bar ou um restaurante”, disse.

A autarquia lançou no início de abril a campanha “Small item big problem” que pretende alertar para a gravidade deste problema, visto que os filtros dos cigarros não são biodegradáveis. Nas ruas de Toronto existem cerca de 9,500 recetores para este tipo de lixo e em média os filtros dos cigarros levam mais de dez anos a decompor-se.

Joana Leal

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER