GTA

Semana Cultural beirã arranca na LiUNA 183

Este ano a Casa das Beiras de Toronto faz uma aposta forte na noite e fados da Semana Cultural beirã. Jorge Fernandes vai celebrar os seus 40 anos de carreira, junto da diáspora portuguesa, na Casa das Beiras de Toronto em plena semana beirã.

A cultura vai ser aliada ao que de melhor se faz, a nível gastronómico, nesta região portuguesa e a direção aconselha a fazer reserva. O chef António Mendes veio propositadamente de Cantanhede para confecionar pratos como feijoada beirã; carne de porco à portuguesa, bacalhau à Gomes de Sá e à lagareiro.

Kátia Caramujo, vice-presidente da direção, explicou à comunicação social que este ano a casa apostou num concurso de sopas, que vai ser disputado entre vários clubes da comunidade e uma noite dedicada aos jovens, onde o licor beirão vai servir de inspiração ao barman para criar bebidas originais. Este licor, de origem portuguesa, surgiu no século XIX, na vila da Lousã, e é feito à base de várias plantas, nomeadamente alecrim, alfazema e eucalipto.

A Semana Cultural beirã resulta de uma parceria entre a Casa das Beiras e a Fundação Cultural Amigos de Angeja e decorre de 22 a 29 de setembro.

Destaque ainda para o 1.º aniversário da Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco” da Casa das Beiras de Toronto e para a participação da Juventuna, uma tuna que vem directamente de Viseu.

Na sexta-feira a noite de fados é da responsabilidade de João Brito e inclui vários nomes de peso. Suzi Silva (Montreal) e Jorge Fernando e Jorge Nunes (Portugal) acompanhados por Manuel Moscatel na guitarra portuguesa; Tony Melo na viola de fado; Januário Araújo na viola baixo e António Dias na guitarra portuguesa (Portugal).

Todos os dias os dias o menu é diferente e apesar da abertura ser no salão da LiUNA Local 183, durante o resto da semana será na Casa das Beiras no 34 da Caledonia Road.

Como já é habitual, vários autarcas portugueses fizeram questão de estar presentes nesta celebração da cultura beirã. A direção esclarece que as despesas de transporte e estadias são da responsabilidade de cada um e que apenas financia as refeições. Este ano participam os presidentes das autarquias de Albergaria-a-Velha, Aveiro e Vagos.

A semana inclui ainda um Festival de Folclore com vários ranchos e o encerramento será com a atuação do grupo Searas de Portugal.

À margem da conferência de imprensa, João Brito comunicou aos jornalistas que vai assinalar a 20 de outubro os seus 25 anos de carreira na Casa das Beiras de Toronto.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER