GTA

Penhascos de Scarborough são uma das jóias da cidade

Toronto tem mais de 3,000 parques e o Bluffer’s Park é um dos mais visitados da cidade. O parque fica localizado junto aos penhascos de Scarborough, uma das principais atrações turísticas de Toronto, que está a dar algumas dores de cabeça à autarquia.

Em declarações ao Milénio Stadium, Goren Mitrevski, manager de parques municipais, contou-nos que as visitas ao parque estão a aumentar. “Desde 2007 que registamos um aumento do número de visitantes. Tornou-se num parque muito popular e todos querem tirar uma selfie nos penhascos. Por razões de segurança fomos obrigados a colocar vedações e sinais para alertar os visitantes para o perigo de ultrapassar o perímetro de segurança”, disse.
Ir além da área de segurança pode valer uma multa de $5,000 e só no ano passado os bombeiros fizeram 16 operações de salvamento. “Não tenho números exatos, mas este ano estamos abaixo das ocorrências registadas em 2018. Cada incidente mobiliza em média oito viaturas de bombeiros e três ambulâncias. Tudo isto tem custos significativos e estas viaturas, em vez de estarem aqui a prestar socorro a quem cai dos penhascos, poderiam ser deslocadas para outo tipo de emergências”, explicou.

A praia do Bluffer’s park é visita obrigatória para iatistas, surfistas e banhistas e há até quem aproveite para fazer churrasco. Rebekah Mattis nasceu e cresceu em Scarborough e desde pequena que esta é a sua praia de eleição. “Gosto muito desta praia e sempre que posso trago o meu irmão. Comecei a praticar stand-up paddle há dois anos e agora acho que estou viciada. Não é difícil, acho que só precisas de algum equilíbrio, uma prancha, um remo, um colete salva-vidas, protetor solar e água. Acho que é forma divertida de fazer exercício físico e queimar algumas calorias”, informou.

Benrod Abassi aproveitou a folga e veio namorar para a praia. “Estávamos os dois de folga e decidimos aproveitar o bom tempo e vir até cá. Não apanhámos trânsito e vamos aproveitar para nadar e para namorar (risos). O nosso inverno é bastante longo e temos que aproveitar os meses de verão para compensar o deficit de vitamina D”, contou.

Micaela Doria trouxe a amiga e garantiu-nos que os penhascos são um dos segredos mais bem guardados de Toronto. “Acho que pouca gente sabe da existência desta jóia, é como se fosse uma staycation, estás no meio da natureza e ao mesmo tempo perto da cidade, é espetacular! Vou aproveitar para pôr a conversa em dia com a minha amiga e para trabalhar para o bronze (risos)”, avançou.

This slideshow requires JavaScript.

O risco de inundação e erosão da área é acompanhado diariamente e dentro de 10 anos um projeto, avaliado em $170 milhões, vai mudar a região. O projeto é da responsabilidade da Toronto Region Conservation Authority e vai estender-se até Pickering. “É um projeto muito grande mais vai interligar o Bluffer’s Park até à foz de Highland Creek e vai chegar até Pickering. Nós somos parceiros da Toronto Region Conservation Authority e eles são fundamentais para monitorizar esta área”, referiu.

Os penhascos estendem-se ao longo de 15 quilómetros e o ponto mais alto chega aos 90 metros. De carro ou de transportes públicos, a praia é de fácil acesso para os torontonianos e durante o dia o estacionamento é gratuito.

Joana Leal


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close