GTA

Parques de estacionamento da Yorkdale serão transformados num bairro

A cidade está a estudar formas de aliviar uma das mais notórias dores de cabeça no trânsito de Toronto – as ruas ao redor do Yorkdale Shopping Center.

O convite para apresentação de propostas terminou dia 11 de março. A empresa vencedora deverá “abordar as restrições de acesso de veículos e de transportes públicos e desenvolver um conjunto de soluções para melhorar o acesso à autoestrada 401, Allen Road, Dufferin Street e Yorkdale Road”.

Mas os responsáveis têm um desafio muito mais amplo em mente para quem ganhar o contrato. O estudo também ajudará a criar a rede de transporte que servirá um novo bairro a ser construído nos próximos 20 anos nos vastos estacionamentos localizados a norte e a oeste dos principais edifícios de comerciais, segundo Guy Matthew, planeador urbano. “Vamos analisar a situação atual e ver o que podemos fazer para a melhorar”, disse Matthew.
“Reconhecemos agora que há muito tráfego na área. Pode haver melhorias do shopping até à autoestrada 401, nas entradas e saídas. Por isso, vamos estudar todos esses pontos.”

Mas alguns dos atuais vizinhos do shopping já estão céticos sobre o que o novo empreendimento proposto fará naquela área. “O trânsito é praticamente impossível”, disse Patrick O’Neill, porta-voz da Downsview Lands Community Voice Association. “É perto do irracional, o número de unidades que eles querem colocar ao lado de onde vivemos.”

Há documentos da cidade que dizem que o novo bairro cobrirá até 680 mil metros quadrados e incluirá até 1.500 unidades residenciais. Todos esses seriam aluguéis, de acordo com Matthew.
E a vice-presidente da Yorkdale, Claire Santamaria, disse que o papel que os vizinhos do shopping desempenharão no processo de planeamento “é absolutamente crucial”.

Matthew disse que a cidade e os proprietários da Yorkdale – o Oxford Property Group – ponderam três opções para o local. A primeira centra-se mais em usos residenciais, outra inclui mais espaço de escritório do que residencial, e a terceira diz respeito um shopping center maior que se expande para o estacionamento norte.
“Não temos certeza de qual será o mix neste momento, mas a área será densificada e as necessidades da comunidade ditarão exatamente como”, disse Santamaria.

Todas as opções também contêm um hotel e espaço verde. Os estacionamentos atuais passariam a ser debaixo de terra. “Será uma mistura de residências e de comércio, assim como espaços abertos de acesso público, tais como pátios e um parque público – esse tipo de coisas”, disse Matthew. “E potencialmente uma nova rede rodoviária.”
“Nós vamos estar atentos aos serviços comunitários e instalações que estão lá para determinar o que podemos precisar”, termina ele.

Fonte: CBC

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close