GTA

Market Gallery

Toronto Through the Eyes of Women’s Artists

Março é um mês muito especial! Dia 8 celebra-se o Dia Internacional da Mulher e por isso o Milénio Stadium resolveu trazer-vos o melhor de dois mundos: a mulher e a arte.

Entrámos no Market Gallery e tivemos a oportunidade de perceber melhor esta exposição tão peculiar junto de quem a preparou cuidadosamente.

Conversámos com Neil Brochu, um dos curadores desta exposição, que nos falou da galeria – “Esta foi uma sala inicialmente construída para assembleias municipais, em 1845. Agora, enquanto Market Gallery, este é um espaço que se dedica a expor arte e cultura histórica da cidade de Toronto.”

A exposição acolhida durante os próximos meses, não podia ser uma melhor celebração da mulher. Ali, estarão expostas, até ao fim do mês de junho, perspetivas femininas sobre a cidade de Toronto. “Toronto Through the Eyes of Women’s Artists é uma exposição que se centra na coleção de arte da cidade. A ideia é dar destaque a algumas peças adquiridas por Toronto e à perspetiva da cidade pelo olhar da mulher”, diz Brochu.

Para os curadores desta exposição, foi curioso tentar perceber se há, realmente, uma diferença no que diz respeito à arte criada por mulheres em relação aos homens. Essa análise e comparação foi tomada em atenção enquanto selecionavam as peças de arte. Para Neil Brochu, na verdade “não se vê, necessariamente, essa diferença. Pelo menos eu não a vejo. Talvez, durante o século XIX, as mulheres fossem encorajadas a pintar flores ou “still life scenes” – imagens do quotidiano sem movimento, numa tradução livre –, eram quase educadas a pintar um género de quadros. Não quer dizer que os homens não pintassem flores também, mas penso que as mulheres eram mais direcionadas para essa linha. Mas honestamente eu achei muito difícil categorizar por género alguma destas peças de arte. Sabemos que mais tarde, por volta de 1960, se nota um lado doméstico acrescido à perspetiva da mulher sobre a cidade, por exemplo. Se formos a analisar por aí, talvez se consiga ver esse lado mais feminino. Mas de uma forma geral, se eu não soubesse quem são os autores, acredito que não me era possível dizer se foram mulheres ou homens a criar estas obras de arte” partilha Brochu.

A cidade de Toronto tem vindo a colecionar arte ao longo dos anos, algo que, segundo Neil Brochu, surpreende muitos dos visitantes. Passaram mais de 160 anos desde que a primeira obra de arte foi adquirida e até aos dias de hoje, a coleção tem vindo a aumentar, entre novas aquisições e doações feitas pelo público – A parte mais curiosa é que a primeira peça de arte que a cidade adquiriu foi criada por uma mulher!

Uma exposição a não perder, que pode espreitar na Camões TV, domingo entre as 10 e o meio dia.

Catarina Balça

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER