GTA

Luso-canadianos entre os milhares que participaram em caminhada em Toronto

Light the Night: pequenos passos em direção à cura do cancro

Luis Aparício
Jornalista

Todos os anos, em comunidades do Canadá, grupos de famílias, amigos e colegas de trabalho juntam-se para angariar fundos para a Leukemia & Lymphoma Society of Canada (LLSC), através das caminhadas «Light The Night», trazendo ajuda e esperança para pessoas que estão a lutar contra o cancro do sangue.
Esses esforços culminam em inspiradoras e memoráveis caminhadas LLSC noturnas, em 11 cidades do Canadá, no outono, bem como em dúzias de caminhadas promovidas por voluntários de escolas e da comunidade ao longo do ano.
Os luso-canadianos Reno Silva e André Cunha, ambos com filhos que sobreviveram ao cancro, voltaram a participar na caminhada de Toronto, ao lado de cerca de sete mil pessoas, entre famílias das crianças e adultos que foram afetadas por uma doença, os chamados sobreviventes que participam para passar uma mensagem e pessoas que perderam alguns entes queridos para o cancro.
“O primeiro ano em que participámos na caminhada foi quando ele (o filho Justin, 9 anos) estava afetado pela doença (linfoma) e a fazer os tratamentos naquela altura. Hoje em dia, está uma criança perfeita”, lembra Cunha. “Esta é uma coisa que fazemos todos os anos e ele agora usa a cor branca, representativa dos sobreviventes da doença”.
Para Cunha, a mensagem é simples e passa por angariar bastantes fundos para esta causa, tanto mais que “como eles nos ajudaram, queremos ter a certeza que outras pessoas recebem ajuda”. E acrescenta: – “Temos um grupo que se juntou e que já angariou até ao momento 40 mil dólares”.
A caminhada em Toronto, realizada no passado dia 19 de outubro, ultrapassou pela primeira vez a barreira de um milhão de dólares, segundo Reno Silva e André Cunha, o que comprova que a iniciativa está a ganhar dimensão de ano para ano.
“Além de ser uma iniciativa que ajuda os outros, é uma noite fantástica”, acrescenta Cunha. “Quem está lá, nota-se o espírito de comunidade entre toda a gente que está afetada por isso”.
Os fundos arrecadados através da «Light The Night Walk» ajudam a financiar terapias inovadoras para pacientes com cancro do sangue, fornecer materiais educativos gratuitos, programas de apoio e eventos para pacientes e famílias, fornecer programas locais como Family Support Groups e First Connection, um programa de aconselhamento de pessoa para pessoa, dar assistência abrangente e personalizada através do Centro de Recursos de Informação, e disponibilizar sessões de informação educacional para profissionais de saúde e grupos não-pacientes.
As caminhadas Light The Night são noites cheias de inspiração. Durante essa caminhada, famílias e amigos juntam-se para trazer uma luz para o mundo sombrio do cancro. Milhares de participantes na caminhada carregam lanternas iluminadas mostrando a sua relação com a causa; uma lanterna branca para pacientes com cancro do sangue e sobreviventes, vermelha para apoiantes e ouro em memória de entes queridos já falecidos.
A caminhada de 4 quilómetros em Toronto começou na Nathan Phillips Square, indo em direção ao Sick Kids Hospital, passando pelo Princess Margareth. Pelo meio, há o “silent mile” em que ninguém fala, para uma reflexão interior, com a caminhada a terminar novamente na Nathan Phillips Square.
Uma caminhada de pouco mais de uma hora que segundo Reno Silva demonstra a cada ano que passa que há mais pessoas a querer participar. “Felizmente, nota-se mais lanternas brancas, um sinal de que há mais sobreviventes”, observa Reno, que não se cansa de elogiar o apoio que recebeu da comunidade portuguesa quando o filho Tristen foi diagnosticado com leucemia em dezembro de 2012, ele próprio agora um sobrevivente da doença.
* Com arquivos de http://lightthenight.ca

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER