GTA

Japan Festival Canada – Sabores e cultura da terra do sol nascente

O maior evento de celebração da cultura japonesa na América do Norte chegou a Mississauga no fim de semana de 24 e 25 de agosto.

This slideshow requires JavaScript.

O Japan Festival Canada reuniu milhares de pessoas no Mississauga Celebration Square em torno de gastronomia, música, dança e moda. Já é o quarto ano consecutivo que o evento se concretiza, desta vez sob o tema “celebrar os 90 anos de relações diplomáticas entre o Japão e o Canadá”. O encontro, inicialmente chamado Japan Day, abriu espaço para mais de 20 restaurantes de iguarias japonesas. Desde os salgados aos doces, ficámos impressionados com as técnicas de cozinha e, claro, de água na boca para provar as criaçōes culinárias. E enquanto nos deliciávamos com as maravilhas da gastronomia japonesa, aproveitámos para descobrir mais sobre esta cultura oriental. Em realce no encontro esteve o estilista Sebastien Masuda, que voou pela primeira vez do Japão para o Canadá para apresentar a sua nova coleção inspirada nas tendências kawaii. “As roupas e o conceito são inspirados por pequenas coisas que são muito fofas e que em japonês se chamam kawaii. De momento, a cultura kawaii está a ficar muito popular por todo o mundo. No Canadá está a ficar cada vez mais popular, à medida que os jovens começam a conhecer o estilo”, conta o designer. As roupas e acessórios do estilista, com a marca 6% Doki Doki, estiveram pela primeira vez à venda no Canadá e foram exibidas num desfile de moda cheio de energia. Por detrás da apresentação esteve a diretora do Japanese Pop Culture Department, Alexia Panakos, com quem aprendemos mais sobre este estilo: “Esta forma de moda japonesa define o que tu és como pessoa, e cada pessoa tem a sua própria definiçao de kawaii. Em 1980 costumava existir um grande mercado de rua no Japão e as pessoas costumavam ir vestidas com roupas muito coloridas. Com o tempo esta moda começou a crescer dentro do Japão e depois a globalizar-se”.

Ao longo de todo o evento passaram ainda pelo palco vários grupos da musica pop japonesa, conhecida como J-Pop. O Aga-Shio duo, Youta Yamazaki, IACT102, Mikuro Mika e o grupo de dança Yosakoi, entre outro entretenimento e performances para todas as idades, permitiram-nos desfrutar e ficar imersos na cultura japonesa.

O evento foi gratuito e recebeu visitantes de todas as origens culturais no Canadá. Temos a certeza que muitos deles ficaram com vontade de visitar o Japão!

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close