GTA

Chowfest – Mistura de frutas e temperos

O Chowfest começou em 2016, e desde então o público pode saborear as delícias do festival que traz muita mistura de sabores através de frutas e temperos. Num clima de muita alegria e descontração, a comunidade de Trinidade e Tobago, país este que faz parte da América Central, tem a oportunidade de se sentir em casa e de trazer pessoas de culturas diferentes para experimentar um pouquinho desse lugar tão especial que fica localizado no Caribe.

This slideshow requires JavaScript.

O organizador do evento, Roodney Clark, disse que o jeito de ser de Trinidade e Tobago é fazer com que as pessoas se sintam à vontade e que todas as comunidades participem no evento – afinal, Toronto é uma cidade multicultural. “Queremos alcançar qualquer um que goste de cultura e comida caribenha. Fizemos uma parceria com a “Kalypso Hut” e muitos outros restaurantes da GTA para que possamos alcançar um público cada vez mais amplo. Vários restaurantes do Caribe não são encontrados pelo público facilmente, eles geralmente estão em praças ou pontos escondidos. Por este motivo, o Toronto Chowfest procura celebrar nossa cultura, mas também é uma forma de expor esses restaurantes ao nosso público”.

Roodney nos contou como surgiu a ideia deste evento. “A GTA tem uma população caribenha muito grande, mas cada ilha é única à sua maneira. Queríamos criar algo que pudesse atender a nossa comunidade de Trinidade e Tobago na cidade. Nós nos esforçamos para celebrar a nossa cultura e fornecer um ambiente descontraído para todos desfrutarem. “Liming” é uma coisa muito forte em nossa cultura, que simplesmente se trata de um grupo de pessoas que se reúnem, bebem e ouvem música. Essas festas culturais podem acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar, por isso, decidimos realizar esse Festival”.

A equipe saboreou as delícias deste festival que mistura frutas típicas e temperos como alho, pimenta e outros condimentos especiais. Apesar de muito diferente, há que se falar que o sabor é realmente incrível.

Os expositores que estavam no local revelaram quais os segredos dos pratos elaborados por eles, como foi o caso do Robert Mohamed, que nos disse quais os  ingredientes que fazem parte do prato chamado de “Roasted Coconut Mango”. Nele é possível sentir a mistura de sabores da manga, coco, pimenta, alho, e caldo de cana-de-açúcar.

Houve uma competição com jurados que saborearam todos os pratos e julgaram o melhor sabor apresentado. O primeiro lugar levou para casa a premiação no valor de $250 dólares.

Um dos jurados, Kiesher, contou quais são os critérios para avaliar o prato. “Eu procuro ter como critério o prato que tem mais sabor e também gosto da combinação de sabor e textura”.

O público estava bem satisfeito com o evento e o Earl de Mississauga, falou sobre a importância de eventos que representam a comunidade de Trinidade e Tobago. “É importante juntar as pessoas de todo Canadá e que todos se sintam envolvidos com a nossa cultura”.

Alegria, cores, beijos, sorrisos, dança, música contagiante é pouco para descrever a comunidade de Trinidade e Tobago, que além de tudo isso, exprime na sua comida a sua intensidade cultural. Podemos dizer que o Chowfest deste ano foi “Show”!


Autor(a): Adriana Marques
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close