GTAHome

Batalhas eleitorais – quem é quem? Toronto – novos wards

Depois de várias semanas de confusão eleitoral, candidatos sem saber onde fazer campanha e a incerteza se seria sequer possível prosseguir com as eleições a 22 de outubro, finalmente existe um caminho claro para as próximas eleições.

Os eleitores irão dirigir-se às urnas desde 10 de outubro para uma votação antecipada que ocorre até 14 e outubro, das 10h às 19h. O dia de eleições está marcado para 22 de outubro com as urnas abertas das 10h às 20h.

Os novos limites para os 25 wards serão os mesmos que os limites dos ridings provinciais. Os eleitores devem votar nas alas onde vivem ou onde possuem ou arrendam propriedades.

Estas mudanças, têm provocado algumas corridas interessantes, em muitos dos casos aqueles que já ocupavam cargos políticos enfrentam-se. O processo revisto atirou uma ferramenta de destruição à mistura e tem forçado inimigos políticos a concorrer uns contra os outros.

Eu irei tentar dar-lhe uma ideia geral de quem vai concorrer onde, e algum do contexto acerca dos candidatos. Espero que isso ajude para que tome uma decisão ponderada sobre em quem deve votar a 22 de outubro.

Como seria de esperar, o Presidente da Câmara Municipal John Tory está oficialmente a concorrer para um segundo mandato. A sua única oposição na corrida é a Jennifer Keesmaat que já fez parte da comissão de planeamento da Cidade de Toronto.  Ela tornou-se a chefe de planeamento em 2012, é defensora de um foco no transporte, na densidade e nas áreas junto ao lago. Apesar de Tory ser o candidato principal, Keesmaat será competição à altura.

Ward 1 Etobicoke North

Esta corrida é entre dois detentores de cargos políticos, uma das corridas mais interessantes de seguir uma vez que põe Vince Crisanti contra Michael Ford, o sobrinho do Primeiro Ministro do Ontario. Os dados demográficos desta área apontam para 118,000 pessoas com uma idade média de 38 anos. A média do agregado familiar é de três pessoas, com um rendimento total de $61,000. A percentagem de minorias visíveis nessa zona é de 75%.

Ward 2 Etobicoke Centre

John Campbell está a concorrer contra Stephen Holyday, ambos presentes no panorama politico.

Esta corrida tem a possibilidade de ser interessante, com uma longa história por parte da família Holyday, que tem raízes nesta comunidade. O pai de Holyday já representou esta área tanto na Câmara Municipal como em Queen’s Park, durante um curto período de tempo. Doug Holyday foi o ex-presidente da Câmara da antiga cidade de Etobicoke.

Ward 3 Etobicoke Lakeshore

Esta área é a antiga zona Mimico da cidade, que tem uma longa e antiga tradição e uma população com idade média de 42 anos. O agregado familiar é em média de duas pessoas, com um rendimento de $71,000 e uma baixa percentagem de minorias visíveis.

Mark Grimes é o concorrente que não tem uma competição forte, já que Justin Ciano desistiu da corrida, esta tornou-se muito fácil para Grimes.

Ward 4 Parkdale High Park

Gord Perk é incumbente e também ele não tem uma competição forte. Deverá ganhar sob uma margem grande. Os limites desta área são os trilhos CPR para norte, os trilhos CN e CPR para este, o lago a sul e o Rio Humber a oeste.

Ward 5 York South Weston

Vai ser uma corrida interessante de ver. Vão-se enfrentar dois veteranos da realidade politica. Francis Nunziata vai concorrer contra Frank Di Giorgio, esses dois políticos têm mais de 40 anos de serviço entre eles. Esta área tem uma grande comunidade portuguesa.

Ward 6

Esta área abrange a Bathurst street e o Rio Don a este, a autoestrada 401 a sul e a Jane street e Keele street a oeste. Maria Augimeri é incumbente e enfrenta James Pasternak que também detém um cargo politico. Nesta zona a percentagem de minorias visíveis é de 59%.

Ward 7 Humber River – Black Creek

Esta área tem dois principais problemas em mão, que são o crime e o LRT. A taxa de crime nesta zona é uma das mais altas da cidade de Toronto. O Veterano Giorgio Mammoliti, que tem atuado como politico a nível municipal durante 28 anos enfrenta Anthony Perruzza, também ele um incumbente experiente.

Também nesta corrida está Tiffany Ford ex-administradora de uma escola, e Dennan Sgro, filha de Judy Sgro que é MP desta área.

Ward 8 Eglinton Lawrence

Mike Colle, antigo MPP, que nunca mais se retira e dá a oportunidade a outra pessoa para representar esta área, irá enfrentar Christin Carmichael que também tem experiência politica. Esta área tem como principal problema o LRT e as interrupções que causou a muitos negócios na linha da Eglinton.

Ward 9 Davenport

Agora que Cesar Palacio se retirou da corrida, é certo que a Ana Bailão irá vencer esta eleição. Esta área tem uma forte concentração demográfica cuja língua materna é o português ou espanhol.

Ward 10 Spadina-Fort York

Os limites desta área são a Dundas street W. a norte, Bay street a este, o lago a sul e Dovercourt a oeste.

Joe Cressy é o incumbente que tem como maior rival Al Carbone. O encerramento da King street à maioria dos veículos, forçou Carbone a entrar na corrida. Este encerramento tem afetado muitos negócios nessa rua.

Ward 11 University-Rosedale

Mike Layton é incumbente, filho de Jack Layton, o antigo líder do partido federal NDP. Joyce Rowlands é a sua única competição, mas Layton deverá conseguir a vitória facilmente. Existe uma grande população estudantil, incluindo a Universidade de Toronto.

Ward 12 Toronto-St. Paul’s

Ambos incumbentes, Josh Matlow concorre contra Joe Mihevc. Esta corrida põe estes dois candidatos em guerra, quando antes eles tinham uma boa relação de trabalho na Câmara Municipal.

É interessante ver quais as suas armas de guerra e quem sairá vencedor.

Ward 13 Toronto Centre

George Smitherman, o antigo MPP enfrenta Kristyn Wong-Tam que tem também um cargo politico. Smitherman tem sido elogiado como um potencial candidato a Presidente da Câmara Municipal, e talvez o novo líder do centro-esquerda. Esta área tem uma grande comunidade ligada aos LGBT, com um rendimento habitacional médio de $50,000. Até ao final, esta será uma corrida renhida.

Ward 14 Toronto-Danforth

Esta corrida é disputada entre duas amigas próximas. Paula Fletcher enfrenta Mary Fragedakis, ambas incumbentes, fizeram o pacto de que iriam agir de forma civilizada uma com a outra, e sem golpes profundos. Esta é a zona onde há uns meses ocorreu o horrível tiroteio da Danforth. Esta área tem uma grande comunidade ligada ao sector das artes e ainda, a sul, está presente também alguma indústria.

Ward 15 Don Valley West

Ambos incumbentes, Jaye Robinson enfrenta Jon Burnside na eleição de 22 de outubro. Estes dois candidatos posicionam-se no centro do Conselho e têm fortes raízes na comunidade. Robinson deverá vencer Burnside à tangente. O maior problema desta zona é o congestionamento do trânsito na Yonge street e as descargas na linha da Eglinton.

Ward 16 Don Valley East

Nas últimas eleições provinciais, Denzil Minnan-Wong concorreu pelos conservadores e não foi bem-sucedido. Decidiu voltar e concorrer para o assento municipal, mais um candidato, que na minha opinião, deveria retirar-se e dar a outra pessoa a oportunidade de representar esta área.

Ward 17 Don Valley North

Ken Lister, ex-administrador, merece ser eleito para este ward, sendo que o cargo é disputado com Shelley Caroll.

Caroll antiga vereadora, concorreu pelos liberais nas últimas eleições provinciais e foi derrotada. Além disso, aceitou uma indemnização por parte da cidade e declarou que não voltaria a concorrer a nível municipal. E assim, obtém dois rendimentos (double dipping), ela não merece vencer.

Ward 18 Willowdale

A maior questão nesta área é o desenvolvimento da expansão, assim como a extensão das ciclovias na Yonge street. John Filion, incumbente, declarou que não iria fazer parte da corrida para as próximas eleições, mas com uma mudança de opinião no último minuto, decidiu candidatar-se. É um candidato profissional que tem estado presente desde sempre e não deve ser reeleito.

Ward 19 Beaches-East York

Este assento está aberto para os vários rostos novos que querem ser eleitos. Esta área inclui as praias e o boardwalk. David Del Grande é um bom candidato, um jovem agressivo e energético, com um bom conhecimento da sua área. Deveria ser eleito pela primeira vez.

Ward 20 Scarborough Southwest

Gary Crawford, chefe de orçamento para o governo de Tory, enfrenta Michelle Berardinetti-Holland, ambos são incumbentes e políticos com uma vasta experiência. Crawford tem um elevado conhecimento dos livros das cidades e de como o sistema funciona. Por outro lado, Holland tem um maior alcance com os sindicatos, e assim, poderá conseguir uma vitória com uma margem curta.

A questão mais relevante nesta área está ligada à habitação, com a atuação de várias organizações sem fins lucrativos.

Ward 21 Scarborough Centre

Michael Thompson é incumbente, e nesta corrida não tem um desafio sério para enfrentar.

Esta área tem uma forte presença de população que pertence ás minorias, sendo mais de 50%.

O agregado familiar médio é de 2,6 pessoas com um rendimento habitacional médio de $61,000.

Ward 22 Scarborough-Agincourt

Esta corrida coloca dois candidatos “monstro” um contra o outro. Norm Kelly, o veterano astuto contra o mestre de campanha Jim Karygiannis. Para a maior parte da comunidade, com grande influência da comunidade Tamil, a questão fulcral é a habitação sem fins lucrativos.

Karygiannis é um antigo MP que serviu o Partido Liberal e não tem raízes fortes dentro da comunidade grega. É também um possível candidato para a Presidência da Câmara Municipal em 2020.

Ward 23 Scarborough North

Esta área não tem incumbentes e está aberta a receber uma nova cara no Conselho. Os candidatos para esta corrida são James Chow, um ativista local, e Dameon Halstead, filho do antigo Comissário de Desenvolvimento Económico para a cidade de Toronto.

Nesta comunidade, existem 98.000 pessoas com uma idade média de 41 anos. E com uma percentagem de minorias de 91%.

Ward 24 Scarborough-Guildwood

Paul Ainslie é o incumbente, e deve ganhar facilmente esta corrida. Esta é uma área extensa para representar, vai na direção da 401 a norte e com o lago a sul.

Tem também uma grande comunidade onde as minorias representam 70%.

Ward 25 Scarborough-Rouge Park

Este ward não tem incumbentes, porque o antigo vereador Ron Moser faleceu o ano passado. Esta área inclui o Toronto Metro Zoo e tem uma grande população de visitantes que entram e saem todos os anos.

É a maior faixa de terra para representar e tem um rendimento habitacional com uma média de $84,000. Os candidatos a que devem estar atentos são Dave Madder e Jennifer McKelvie.

O resultado desta corrida está em aberto e pode surpreender toda a gente.

Agora a decisão é sua, e não é uma escolha fácil, mas tem de ser feita.

A 22 de Outubro de 2018 se puder, saia e vote em alguém.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER