GTA

A corrida a mayor ficou mais interessante

Vince Black

As eleições municipais deste ano, marcadas para 22 de outubro, podem ser interessantes quando se trata de quem será o próximo presidente de Toronto.
Dentro dos corredores políticos há rumores de que Blayne Lastman vai entrar na corrida eleitoral deste ano para ser o próximo presidente da Câmara de Toronto e tentar derrubar o atual presidente, John Tory.

O Milénio Stadium falou com Lastman e ele confirmou-nos que planeia concorrer às eleições municipais deste ano. Ele ainda está na fase inicial, a construir uma equipa de campanha e a trabalhar com pessoas estratégicas que vão ajudar a formar a sua equipa.

Perguntámos a Lastman porque é que ele estava a concorrer agora e o que o motivou a assumir este cargo e a sua resposta foi clara. “Não gosto da direção que esta cidade está a tomar e grande parte do trabalho que meu pai fez, para tornar esta numa das cidades mais seguras e habitáveis do mundo, agora está a caminhar para o lixo”, disse.
Blayne avançou ainda que “a criminalidade na cidade chegou a um nível alarmante e que John Tory não deixa o chefe de polícia fazer o seu trabalho. Ele não apresenta nenhum plano concreto para resolver o problema e as declarações de sempre não significam nada”, referiu.

Lastman não poupou críticas a Tory. “A outra grande questão que o Sr. Tory administrou mal foi o trânsito nesta cidade, ele piorou o congestionamento ao não coordenar os problemas e os horários relacionados com a construção”, acrescentou.

Blayne Lastman garantiu ao Milénio Stadium que iria dar uma entrevista exclusiva depois de 27 de julho, o último dia para se inscrever nas próximas eleições municipais em Toronto. Nessa altura Lastman vai dar informação mais detalhada sobre o seu projeto para Toronto e como ele fará desta cidade uma das cidades mais seguras do mundo.

John Tory, como o 65º autarca de Toronto, tem-nos dito nos últimos quatro anos que ele lidou com o congestionamento do trânsito e que está a construir uma solução. Ele garante que tomou medidas para reduzir os tempos de deslocamento enquanto avança com o primeiro plano de trânsito de Toronto que verá as linhas de metro se estenderem pelo extremo noroeste da cidade até Vaughan e ao leste de Scarborough. A expansão da rede LRT e um maior uso de linhas GO em toda a cidade como parte do Smart Track são a iniciativa de trânsito com a assinatura de Tory.

Desde que foi eleito em 2014, John Tory disse que está garantindo que Toronto continue a ser uma cidade habitável e acessível, levando o Conselho da Cidade a aprovar orçamentos sucessivos que mantêm os impostos à taxa de inflação ou abaixo dela, enquanto investem em serviços prioritários, incluindo habitação, parques e nutrição de jovens.

Tory diz que tornou a cidade mais moderna e eficaz, ofereceu melhores serviços a preços mais competitivos e tornou-a mais aberta e responsável perante o público.

Enquanto John Tory declarou que ele está concorrendo a um segundo mandato, ele deixou claro que não concorrerá a um terceiro mandato. Desde que ele se registou como candidato a autarca, Tory permaneceu discreto. Ele esqueceu todos os eventos de campanha, ele tem estado fora do radar e supostamente tem trabalhado nos seus planos de trânsito. Essa possível mudança definitivamente o colocará num modo de campanha em breve.

Para completar este grupo, outro nome que circula nos bastidores é o de Jennifer Keesmaat. Ela foi responsável pelo planeamento da cidade e foi nomeada uma das “pessoas mais poderosas do Canadá” pela Maclean’s e uma das “mais influentes” pela Toronto Life. Jennifer passou cinco anos como City Planner de Toronto, onde foi reconhecida pela sua abordagem inovadora e colaborativa para a construção da cidade. Keesmaat agora é uma ilustre visitante residente na Universidade de Toronto.

Se Keesmaat decidir entrar na corrida para mayor vai criar uma dinâmica interessante para as próximas eleições marcadas para este outono. Assim como a corrida de 2014, que foi entre três candidatos, John Tory, Doug Ford e Olivia Chow.

Parece que o mayor Tory passou de uma corrida lenta para uma onde ele terá que acelerar a marcha.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER