LocalBlog

Fátima em Toronto

O filme Fátima teve finalmente oportunidade de chegar ao grande ecrã em Toronto na noite de quinta-feira, 12 de agosto. A premiere aconteceu no Ontario Place, em formato drive-in, e levou ao recinto dezenas de convidados que assistiram à longa metragem a partir dos seus carros.

 

Fátima em Toronto-local-mileniostadium
No evento estiveram presentes Eduarda Sousa-Lall, presidente da FPCBP, vindo de Ottawa João da Câmara, Embaixador de Portugal no Canadá, William Delgado, diretor do Portuguese National Tourism Office, Joana Vicente, Diretora executiva do Toronto International Film Festival, Manuel DaCosta, presidente do MDC Media Group e ainda contámos com a presença de Elizabeth Dowdeswell, Lieutenant Governor of Ontario. Foto: Camões TV

 

O evento foi organizado pela Federação de Profissionais e Empresários Luso Canadianos – FPCBP em parceria com a Elevation Pictures, a Embaixada de Portugal em Toronto e o Turismo de Portugal.

A produção portuguesa atravessou fronteiras, contando com várias colaboraçōes internacionais para reconstituir a história que remonta a 1917 em que Lúcia, uma pastora de 10 anos, e os seus dois primos mais novos, Jacinta e Francisco, afirmam terem tido visōes da Virgem Maria, que lhes terá aparecido com uma mensagem de paz.

O filme foi realizado pelo italiano Marco Pontecorvo e envolveu um investimento de seis milhões de euros. A longa metragem foi rodada em Fátima e em Coimbra, em 2017, com passagens ainda por Sesimbra, Pinhal e Tomar.

Nos momentos que antecederam a exibição do filme, os presidentes e representantes das entidades que possibilitaram trazer este trabalho até Toronto passaram pela blue carpet, onde posaram para fotografias e questōes dos media locais. Entre eles esteve Eduarda Sousa-Lall, presidente da FPCBP, vindo de Ottawa João da Câmara, Embaixador de Portugal no Canadá, William Delgado, diretor do Portuguese National Tourism Office, Joana Vicente, Diretora executiva do Toronto International Film Festival, Manuel DaCosta, presidente do MDC Media Group e ainda contámos com a presença de Elizabeth Dowdeswell, Lieutenant Governor of Ontario.

Depois da blue carpet, algumas destas personalidades subiram ao palco localizado ao lado da tela gigante para deixar as suas mensagens, numa apresentação guiada por Matthew Correia, que co-organizou o evento em parceria com Angie Câmara.

Em representação das instituiçōes religiosas locais, o padre João Mendonça, da paróquia de São Sebastião de Toronto e o diácono Silvério Fidalgo da paróquia de St. John the Evangelist, Caledon, marcaram também presença. O palco foi ainda animado pelas atuaçōes musicais de Hernâni Raposo e Valdemar Mejdoubi.

Terminadas as atividades em palco, deu-se início a exibição do filme, que foi recebido com grande entusiasmo por todos os que estavam presentes e que se fizeram ouvir através das buzinas dos automóveis.

A longa metragem Fátima chegará agora a mais plataformas no final de agosto, para que todos possam assistir ao trabalho que atravessou fronteiras.

Telma Pinguelo/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW