Comunidade

XXXVI Semana Cultural Alentejana

No passado dia 18 de outubro, a Casa do Alentejo de Toronto deu início à 36ª Semana Cultural Alentejana. O salão do restaurante O Sobreiro encontrava-se cheio de sócios e amigos da casa.

Clara Abreu, mestre de cerimónias desta edição, depois de dar as boas vindas aos presentes, chamou o Grupo Coral da casa para interpretar os hinos do Canadá, de Portugal e da Casa do Alentejo.

Após o discurso de Carlos de Sousa, presidente executivo da Casa do Alentejo, a semana cultural foi oficialmente inaugurada com o Champanhe de Honra. A seguir ao brinde, Carlos de Sousa convidou os presentes a visitar as exposições de pintura de Mena Nunes e de fotografia de José Rosado.

Depois de um jantar típico, o Grupo Coral da Casa do Alentejo, vocacionado para o cante alentejano, subiu ao palco, abrindo desta forma o serão. Peter Serrado teve a seu cargo um miniconcerto acústico, com temas do seu álbum “Peter Serrado”, entre outros.

Ao Milénio Stadium, Carlos de Sousa confidenciou que formar uma direção executiva, no passado mês de junho, foi “uma necessidade… O executivo existente pediu a demissão, então nós tivemos uma Assembleia Geral (…) foi quase uma obrigação para a casa continuar derivado ao estatuto da casa, aquilo que a casa tem feito para a comunidade”. Atualmente e para reverter o quadro da faixa etária envelhecida predominante dos 400 sócios ativos, a direção está a trabalhar naquela que considera ser uma prioridade, o “renascer” do Rancho Folclórico da Casa do Alentejo. “Nós perdemos o rancho folclórico em 2009 e nunca mais o conseguimos recuperar e que faz bastante falta a uma associação como esta (…) É a minha batalha principal, organizar outra vez o rancho folclórico, é isso uma das prioridades que nós temos”, afirmou Carlos de Sousa.

Peter Serrado, filho de alentejanos e músico da comunidade, encontrava-se visivelmente feliz e revelou-nos que “é sempre uma honra estar na Casa do Alentejo. Gosto muito das pessoas daqui que me tratam como família e me recebem de braços abertos”. Sem nunca esquecer onde a sua carreira musical deu o primeiro passo, Peter Serrado lembrou que “a primeira vez que subi num palco, foi aqui num concurso”. Presentemente, está associado à editora Arrival Music e com a ajuda da MDC Media Group lançou o primeiro álbum de originais “Peter Serrado” e fez uma tour promocional por Portugal, no verão passado. A experiência foi boa e segundo Peter Serrado “provavelmente vou lá outra vez fazer uma tour e gravar um vídeo para uma das músicas do meu álbum”.

Para quem não teve a oportunidade de ir à 36ª Semana Cultural Alentejana, hoje ainda poderá visitar a Feira Medieval e à noite assistir à peça de teatro “Noite de Trovadores” do grupo experimental de teatro “O Projecto” e com as actuações de alunos e professores da escola portuguesa Novos Horizontes. Amanhã (26), o encerramento do certame será com um Baile de Halloween e concurso de máscaras com prémio de melhor máscara adulto e criança. O entretenimento ficará ao cargo de Tony Silveira Band.

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close