Comunidade

We are where you are!

A poucos dias de ir para o ar, a nova programação da Camões TV foi apresentada na Peach Gallery. O encontro reuniu toda a equipa e personalidades da comunidade que têm estado de mãos dadas com o projeto. Desde 9 de setembro, a Camões TV é um canal de televisão que transmite 24 horas por dia, 7 dias por semana, fruto da visão do comendador Manuel DaCosta, fundador do MDC Media Group.

“Eu penso que uma comunidade tem de estar sempre a evoluir. E eu acho que, neste momento, a nossa evolução está um pouco estagnada e precisamos de dar um passo em frente. E como é que o damos? Tomando certos riscos no que fazemos no nosso dia a dia, incluindo os media. Nós sempre dissemos que queríamos fazer as coisas de uma forma diferente na comunidade lusófona e este é mais um passo nesse sentido. Veremos se a comunidade passa a apreciar mais um pouco outras coisas para além daquilo que “está no prato”, principalmente os mais jovens. O nosso principal foco é tentar trazê-los mais um pouco para a casa comunitária e cultural”.

Por detrás da coordenação da equipa, Madalena Balça é também a responsável por gerir a programação que diariamente vai para o ar no canal. Já com uma longa e sólida carreira nos media, orgulha-se agora de fazer parte do nascimento da Camões TV.

“É um projeto que nasce muito de um sonho. Um sonho de um homem que tem feito muito por esta comunidade e que tem dedicado muito de si próprio. E não tinha necessidade nenhuma de o fazer! Manuel DaCosta não tinha, de facto, nenhuma necessidade de o fazer e fá-lo num espírito de grande generosidade e de entrega a uma comunidade, a um país e a uma cultura que ele quer que seja preservada no país que o acolheu há tantos anos, o Canadá. Nós todos, a equipa – eu faço parte da equipa – estamos aqui para o ajudar a concretizar esse sonho. A responsabilidade é muito grande, de facto. Nós temos que fazer com que ele não se desiluda, com que consigamos corresponder e fazer com que a nossa nova televisão, a Camões TV, venha a ser um canal de televisão diferente daqueles que existiram e existem até agora. Que tenha resposta para a comunidade atual – aquilo que é hoje a comunidade lusófona. Não estou a falar da comunidade portuguesa, estou a falar da comunidade que fala português!”.

This slideshow requires JavaScript.

O novo canal de televisão é bem recebido e apoiado por toda a comunidade lusófona, sendo que o encontro contou com a presença de figuras relevantes a vários níveis.
“Eu acredito que é um projeto muito bom porque espelha e retrata o crescimento da comunidade lusófona, o aumento do número de brasileiros, que é bastante significativo e a ascensão da comunidade portuguesa a um novo nível de decisão na sociedade canadiana. Então, ele é o retrato do crescimento da lusofonia. É muito bom!”, afirmou a Cônsul-geral do Brasil em Toronto, Ana Lélia Beltrame.

Também o Cônsul-geral de Portugal em Toronto, Rui Gomes, marcou presença e mostrou o seu agrado face a esta aposta do grupo MDC. “Apercebo-me que vai ter uma visibilidade maior em termos de grandes audiências porque vai estar disponível e ser comercializado através das duas principais distribuidores de sinal de televisão por cabo, portanto isto representa uma consolidação e uma expansão deste projeto de comunicação social em língua portuguesa. Estou aqui apenas para desejar as maiores felicidades para esta nova etapa deste projeto que todos nós lusófonos, todos nós que falamos a língua portuguesa, ficamos com certeza muito satisfeitos por ter mais alternativas nos nossos ecrãs de televisão”.

José M. Eustáquio, vice-presidente do MDC, exaltou também a visão diferenciadora do projeto. “Eu já há muitos anos que tenho tido grande fé na nossa comunidade, por isso é que o meu movimento comunitário se iniciou nos anos da Aliança, quando era muito jovem. Eu acho que finalmente a comunidade vai ter aquilo que merece: um canal que fala a sua língua 24 horas por dia e um canal que não só representa os bons valores e produtos que vêm de Portugal ao nível da programação mas também, mais especificamente, se dedica muito à programação local. Com este investimento, esta luta do MDC Media com a Camões TV, confirma-se a liderança deste projeto que tem uma visão única e uma determinação rara, que não existe”.
Um projeto que marca pela diferença, a Camões TV está agora disponível para entrar em sua casa através do canal 659 da Bell Fibe TV ou 672 da Rogers Cable.

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Não perca também

Close
Back to top button

Close
Close