Comunidade

“Um dia eu vou dizer-lhe que ela foi a Personalidade do Ano…”

#ForEvaStrong dispensa apresentação na comunidade portuguesa. De tal forma que no passado dia 11 de janeiro o salão da Local 183 voltou a encher com cerca de 1000 pessoas que queriam, através dos seus donativos, ajudar a bebé Eva a ter uma vida próspera, longa e com muita saúde. Mas para isso Eva necessita do medicamento mais caro do mundo – Zolgensma – que custa cerca de três milhões de dólares.

Os pais de Eva Batista lançaram uma campanha de angariação de fundos em outubro e desde então já conseguiram juntar, aproximadamente, um milhão e 600 mil dólares entre jantares, almoços, leilões, etc.

De forma não intencional, a condição clínica da bebé Eva apelou à união e à solidariedade e o empenho da comunidade portuguesa na Grande Área de Toronto tem sido notável e incomparável.

Pai e cidadão ativo na comunidade, Fernando Ferreira não ficou indiferente à situação da família Batista e tem acompanhado o caso e apoiado a causa desde o primeiro momento. Ao Milénio Stadium manifestou a sua admiração e satisfação em ver a comunidade tão empenhada em ajudar a bebé Eva a conseguir o indispensável medicamento. Agente Imobiliário, Fernando Ferreira aproveitou a oportunidade para lançar um desafio a todos os colegas de profissão: “Queria fazer um apelo a todos os agentes imobiliários. Sugiro que tirem um bocadinho da percentagem da sua comissão, não é preciso tirar muito (…), mas se todos se todos nós começarmos a fazer isso, vamos chegar ao montante mais depressa”.

Tony do Vale, em representação da Local 506, apresentou a solidariedade dos seus membros que também não ficaram indiferentes e trouxe um donativo em cheque no valor de cinco mil dólares. Tony do Vale chamou a atenção para o facto de já existirem mais duas bebés na comunidade portuguesa na mesma situação da bebé Eva e que a Local 506 também está a ajudá-las. Destacou ainda que se o medicamento estivesse disponível no Canadá, o plano de benefícios de saúde da Local 506 cobriria os custos.

José Picão, empresário, também fez questão de se juntar com a sua família a esta causa, antevendo uma noite de grande sucesso. José Picão confidenciou ao Milénio Stadium que a união que se tem criado à volta da bebé Eva foi algo que não estava à espera e que “foi uma surpresa. Quando me disseram que eram precisos três milhões de dólares nunca pensei que a comunidade fosse ajudar como tem ajudado”. Amiga pessoal de Jéssica e Ricardo, Krystle Ferreira, que ficou devastada quando soube do diagnóstico da Eva, não tem dúvidas: “Quero fazer parte, dar assistência à Jéssica e ao Ricardo e continuar a apoiar a família durante esta fase difícil das suas vidas”.

Quem também tem acompanhado a Jéssica e o Ricardo nesta luta desde do início é a família Mare. David e Cynthia, familiares da Eva, contaram ao Milénio Stadium como o diagnóstico da Eva os afetou: “Somos pais de duas meninas pequeninas e mudei a minha maneira de pensar (…) se nós estivéssemos nesta situação o que é que nós íamos fazer? Por isso, estamos aqui… para salvar uma vida!” , disse David Mare.

Ricardo Batista, pai da bebé, muito emocionado, confidenciou ao Milénio Stadium como foi importante para a família ter a Eva a passar o primeiro Natal em casa, com alegria e amor. Sobre os mais recentes desenvolvimentos no quadro clínico da Eva, o tratamento com a Spinraza ainda não trouxe os resultados que Jéssica Batista esperava ter, mas não perde a esperança que estejam para breve. Eva, agora com cinco meses, apesar de todas as adversidades “continua a crescer, rir muito, gosta de ver e ri-se a ver os bonequinhos dela e nós brincamos muito com ela à noite”, disse Ricardo Batista, claramente emocionado.

A história da pequena Eva originou um movimento de união e uma onda de solidariedade nunca vista na comunidade portuguesa, factos que levaram o Milénio Stadium a distinguir esta bebé como a Personalidade do Ano (2019). Quando questionados sobre a escolha do nosso jornal, Jéssica Batista respondeu com orgulho: “Fiquei tão contente… não estava à espera! (…) Eu sei que um dia eu vou dizer-lhe que ela foi a Personalidade do Ano. Gostei muito!” e Ricardo Batista não hesitou em guardar “uns poucos jornais. Um para ela, um para mim, um de reserva caso algum se estrague. Guardei para que ela um dia possa ver o que a comunidade fez por ela e o que ela significou para a comunidade. Mostrar-lhe o apoio que tivemos para a ajudar… um dia ela vai saber e vai agradecer!” concluiu emocionado.

Numa noite que tinha como objetivo angariar fundos através de leilões e sorteios, destacaram-se dois pontos altos: o sorteio de um vale no valor de 50.000 dólares em renovações e o leilão da camisola de Cristiano Ronaldo, referente ao Campeonato da Europa de 2016, que resultou numa disputa acesa entre Fernando Ferreira e José Picão, tendo este último arrematado por 30.000 dólares.

Depois de um fim de semana que podia ser de alguma alegria, o estado de saúde de Eva agravou-se e encontra-se neste momento na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátrica do SickKids com uma pneumonia e com um quadro clínico reservado. À bebé Eva desejamos as rápidas melhoras e aos pais, Jéssica e Ricardo, muita força.

Carmo Monteiro / MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

DONATE NOW