Comunidade

Trudeau esteve em Davenport

Este ano o primeiro-ministro, Justin Trudeau, não esteve presente na Parada de Portugal, mas reservou um espaço na agenda para visitar a comunidade portuguesa, em Davenport e até houve tempo para saborear um

This slideshow requires JavaScript.

pastel de nata.

 

 

“Convidei o PM para assistir à Parada de Portugal, mas como ele estava em França na Normandia nas comemorações do Dia D não pôde estar presente. Ele sentiu-se mal e sabia que ia estar em Toronto hoje, então disse-lhe: “porque não vens até Davenport? Ainda estamos a celebrar o mês de Portugal!”. Ele aceitou e esta foi a forma que ele encontrou para dizer olá à comunidade”, disse Julie Dzerowicz, MP de Davenport, aos jornalistas.
Justin Trudeau veio acompanhado por fortes medidas de segurança e os jornalistas foram previamente informados de que não haveria oportunidade para responder a questões. Os últimos meses têm sido difíceis para os Liberais e se as eleições fossem hoje, o Partido Conservador venceria com cerca de 36% dos votos.

“Nós estávamos à espera que as eleições fossem difíceis, mas tenho muita fé (…) nos canadianos e acho que eles vão escolher o líder que melhor reflete os seus valores. (…) Estou certa que vai ser este PM e o Partido Liberal, já alcançámos muito, baixamos o nível de pobreza, triplicámos os trabalhos de verão, o nosso apoio para os seniores e os jovens é extraordinário, temos a taxa de desemprego mais baixa de sempre, criámos mais de 1,000,000 de trabalhos, temos a melhor economia nos últimos quatro anos”, explicou Dzerowicz.

O PM trocou breves palavras com líderes comunitários, desde clubes a associações e academias de futebol e agradeceu o seu esforço e a sua dedicação em prol da diversidade que caracteriza a cultura canadiana.
Numa altura em que o português António Guterres, o líder das Nações Unidas, surge na capa da revista Time, com água até aos joelhos para falar sobre alterações climáticas, os liberais estão determinados a manter a taxa de carbono sobre as emissões e a acabar com a utilização do plástico.

“Vamos eliminar a utilização de plásticos até 2021 e os canadianos estão atentos à forma como o governo federal se está a preparar para reduzir as emissões de CO2. Ainda esta semana fiz um anúncio no Charles Caccia Park onde muitas casas sofreram inundações devido ao aumento da chuva. O sistema de esgotos da cidade de Toronto não foi projetado para receber tanta água e estamos a trabalhar em conjunto com o poder municipal para resolver o problema”, informou a MP.

Na véspera da visita do PM a uma pastelaria portuguesa, os Raptors sagraram-se vencedores da liga de basquetebol da NBA pela primeira vez na história, o que encheu de orgulho os canadianos. “Se olharmos para as fotografias nas redes sociais, todas as províncias e cidades celebraram a vitória dos Raptors. Não interessa as nossas origens, foi um momento que encheu os canadianos de orgulho”, contou Dzerowicz.

A visita durou menos de duas horas e no final Justin Trudeau aceitou tirar uma selfie com a equipa da MDC, detentora do Milénio Stadium.

Joana Leal

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close