Comunidade

Rancho Folclórico da Nazaré de Mississauga em festa

Rancho Folclórico da Nazaré de Mississauga em festa
Celebrar 58 anos sem o pesoda idade e a pensar nos 60

Luis Aparício
Jornalista

A mudança da data para uma semana antes, por outros motivos, e um grande número de eventos comunitários, alguns relacionados com o Halloween, podem ter “dispersado” os habituais convidados. Mas isso não foi suficiente para esfriar o entusiasmo e o sentimento de festa que o Rancho Folclórico da Nazaré de Mississauga viveu na noite de 28 de outubro por ocasião do seu 58.º aniversário.
Este é o mais antigo rancho folclórico das comunidades portuguesas no Canadá, tendo sido fundado por emigrantes nazarenos, em 1959. António Carreira foi o primeiro ensaiador e um dos fundadores do grupo, que nasceu como “Nazaré Recreative Club”.
O rancho folclórico, que pela sua genuinidade é considerado o mais típico de Portugal, foi passando por altos e baixos ao longo dos anos, mas parece ter encontrado o rumo certo desde que José Mafra assumiu a direção deste grupo folclórico independente em 1990. O que inicialmente era um plano de dois-três anos ao leme do barco, virou vinte e sete anos de dedicação e amor a este representante das danças e cantares que falam do mar e do pescador da vila de Nazaré.
Longe de quaisquer arrependimentos, Mafra sente que a sua voz de comando tem sido importante para levar este barco a bom porto, criando um ambiente de união no grupo que corresponde ao que o folclore é na sua essência: uma família. E apesar de em vários momentos, diz o próprio, ter colocado o cargo à disposição de quem quisesse pegar no rancho, o experiente ensaiador tem consciência que de momento é difícil haver alguém que queira assumir tamanha responsabilidade.
Por isso, “enquanto puder, continuarei”, garante Mafra, ele que não esconde o objetivo pessoal de levar o Nazaré a celebrar 60 anos de existência neste lado do Atlântico. O presidente pretende também levar o grupo à Nazaré para que muitos dos membros – nem todos têm origem nazarena – possam conhecer esta vila portuguesa que eles representam no folclore que dançam, com Mafra a adiantar que já teve um contacto pessoal com o presidente da Câmara local. “Estamos a elaborar o projeto para que este se torne uma realidade dentro de pouco tempo”, sublinha.
São inúmeras as exibições que este rancho tem efetuado ao longo dos anos, não só no Canadá, mas também nos Estados Unidos da América, quer em Festivais de Folclore, filmagens de vídeo ou programas de televisão.
Um dos momentos mais célebres teve lugar no Festival da Liberdade, realizado a 10 de maio de 1964, no O’Keefe Centre, agora o Sony Centre for the Performing Arts de Toronto, onde o Rancho Folclórico da Nazaré, representando Portugal, concorrendo com outros 36 países, conquista o primeiro lugar, terminando sob a estrondosa ovação do público e também do aplauso do então Primeiro Ministro do Canadá, Lester B. Pearson.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER