Comunidade

Quem quer quentes e boas…

No final de uma tarde de outono que mais parecia de inverno, a Galeria dos Pioneiros Portugueses abriu as portas para comemorar o Dia de São Martinho. St. Martin of Tours é um santo padroeiro com origem em França, no entanto a tradição estendeu-se por toda a Europa. Muitos também comemoram a data como o festival da última colheita uma vez que, nesta época do ano, as plantaçōes de trigo amadurecem, é hora de provar o vinho e de comer castanhas.

Galeria de Pioneiros Portugueses

A Galeria dos Pioneiros Portugueses, como casa comunitária que se preze, também se reuniu nesta noite fria e tempestuosa para nos aquecer com um pouco de vinho e castanhas. Foram várias as pessoas que aceitaram o convite: “I think the St. Martins tradition is very valuable to the portuguese people. So, today, I don’t think the snow would hold me back from that. It has been an honor to be here. Lovely people, very warm-hearted, and it’s nice to celebrate an event like today”, disse Guida Pedro, uma das convidadas, ao Milénio Stadium.

Parte da beleza da celebração foi o facto de, além de luso-canadianos, compareceram pessoas outros de outras partes do mundo, que tiveram a oportunidade de experimentar e aprender mais sobre os nossos costumes. A tradição acabou por ter também um toque especial graças a um vizinho local que ofereceu deliciosos doces italianos. Nesta experiência, todos foram bem-vindos à mesa. Foi especialmente agradável ver um grupo no qual três gerações se reuniram e deixaram claro que nossa história continuará a ser contada e compartilhada. Exemplo disso é Natália Medeiros: “É com muito prazer que estou cá novamente e um prazer estarem junto de mim três crianças. Eu acredito que é muito bom que os pais os tragam cá, não só no dia de hoje mas em todos os dias que se fazem aqui atividades. Porque estas crianças são o futurio desta Galeria. Sem elas não vemos futuro. E hoje também se está a celebrar o dia de São Martinho. Para mim é a primeira vez que venho à Galeria dos Pioneiros comer castanhas assadas. É um gosto estar cá e espero que para o ano esteja novamente”.

Algumas das crianças fizeram a ligação da data com o Remembrance Day e ficaram felizes por aprender um pouco mais sobre o santo. Aprendemos que foi um soldado romano do século IV que ficou conhecido por um milagre. Reza a lenda que, num dia de tempestade – possivelmente muito parecido com a noite em que o evento foi realizado – ele andava a cavalo quando encontrou um mendigo quase nu. Ele não tinha comida nem dinheiro para compartilhar, mas tinha a sua capa que poderia manter o mendigo abrigado. Com a espada, cortou a capa ao meio e ofereceu metade. Naquela mesma noite, ele teve uma visão de Cristo envergando a mesma capa que ele dera ao mendigo. Decidiu então deixar o exército romano e dedicar a vida a Cristo. Hoje, São Martinho é o santo padroeiro dos pobres e dos soldados. É, por isso, interessante que na mesma data, 11 de novembro, assinalamos o Remembrance Day e São Martinho, padroeiro dos soldados.

A Galeria de Pioneiros Portugueses continuará a compartilhar as nossas histórias e a reunir a comunidade para celebrar os nossos costumes e tradições. A curadora anunciou, especialmente às crianças, que a equipa do Pai Natal ligou para marcar uma visita no próximo mês. Esperamos decorar alguns biscoitos com ele e cantar juntos. Fique atento para obter mais informações, visitando www.pioneersgallery.ca ou ligando para o telefone 647-748-0960.

Madalena Lopes/Telma Pinguelo/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER