Comunidade

Portugal e Toronto estreitam relações

Portugal assinou segunda-feira (6) um memorando de entendimento com a cidade de Toronto. O documento estreita as relações entre Portugal e Canadá e é o primeiro do género na América do Norte.

Para a vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto, Ana Bailão, é o formalizar de uma relação “que pensamos ser hoje sólida e de cooperação porque Toronto tem acolhido, de braços abertos, milhares de portugueses que muito têm contribuído para o multiculturalismo e para a riqueza que é esta cidade hoje. Quero ainda agradecer a presença do nosso gerente do departamento de desenvolvimento e cultura”, disse aos jornalistas.

Por seu turno, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, sublinhou a importância da diversidade na cultura canadiana que também é partilhada por Portugal. “É o primeiro na América do Norte e tem um significado especial, porque o Canadá é um dos países do mundo que mais valoriza a diversidade e que do ponto de vista institucional abriu as suas portas às diferentes origens na construção de um sentido nacional. Portugal também partilha deste interesse”, referiu.

A assinatura do memorando decorreu na Câmara Municipal de Toronto, à porta fechada, e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas informou que este é o 13.º acordo à escala mundial. “Temos acordos desta natureza na Alemanha, em França, no Reino Unido – onde estamos a tentar fechar um acordo com a autarquia de Londres – no Brasil e na Austrália (…)”, enumerou.

O governo português comprometeu-se a criar um prémio “de boas práticas” que visa distinguir “as maiores e mais importantes iniciativas que a rede de apoio às comunidades portuguesas no estrangeiro desenvolve, para garantir a boa integração dos cidadãos de origem portuguesa nas suas instituições e na sua vida cívica e cultural”.
O Secretário de Estado fez-se acompanhar pelo Embaixador de Portugal em Otava, João da Camara, e pelo Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Rui Gomes, e depois de uma visita ao Consulado seguiu-se um encontro com a comunidade na Casa do Alentejo.

A visita acabou por ser adiada devido à crise que se vive na Venezuela e o novo embaixador, em declarações ao Milénio Stadium, destacou “a grande estima que os canadianos têm pela comunidade portuguesa”.
O Governo português recordou que “nos últimos três anos os serviços consulares ganharam oito novos funcionários, mais três em Toronto” e Carneiro adiantou ainda que reuniu com o ministro federal da Imigração. “Em relação ao acordo de mobilidade juvenil, comprometemo-nos a reforçar o número de vagas para estudantes e trabalhadores canadianos que queiram ir a Portugal, na medida em que o Canadá nos estabeleceu já uma quota de 2,000. Nós, para testar, avançámos com uma quota de 400 e até ao final de 2019 vamos alargar para 1,000 e em 2020 para 2,000”, informou.

Embora tenham vindo a diminuir nos últimos anos, as deportações também foram discutidas pelas duas entidades. “Sugeri que pudéssemos encontrar uma solução para aqueles que não têm processos judiciais, uma solução que passaria por encontrar alternativas de trabalho em algumas províncias onde há falta de mão-de-obra”, revelou.
Para além de Toronto, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visitou Montreal, Kingston e Otava.

Joana Leal

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER