Comunidade

Pioneiro do associativismo faz 38 anos

First Portuguese foi fundado pelos primeiros emigrantes

Joana Leal

O First Portuguese Canadian Cultural Centre comemorou sexta-feira o seu 38.º aniversário. O First foi fundado pelos primeiros emigrantes portugueses em 1956 e foi pioneiro no movimento associativo na comunidade portuguesa em Toronto.
No almoço ouve lugar para a música e para a poesia. Lídia de Sousa cantou, Catarina Gomes tocou guitarra e “Zélia” e “Camacho”, como fazem questão de se tratadas, declamaram poesia.
Um dos utentes celebrou o seu centenário no First. José Martins diz que a Instituição é a sua segunda casa. “Gosto muito de vir cá. Converso com os meus amigos, jogo às cartas, danço com as raparigas (risos). Esta é a minha segunda casa e é com muito gosto que estou cá com as minhas duas famílias”, justifica.
O First tem um papel social multifacetado. “Aqui os nossos idosos matam saudades de casa. Vêem televisão em português, ouvem rádio em português, falam com a família pelo Skype, fazem jogos, conversam, dançam, brincam (risos)”, explica a presidente da instituição.
Diana Couto diz que, hoje mais do que nunca, é preciso assegurar a continuidade destas associações. “Se eles não vierem para o First ou para outras instituições do género ficam em casa sozinhos e esquecidos. O First promove o envelhecimento saudável e uma sociedade mais inclusiva”, adverte.


Actualmente estão a tentar avançar com uma nova experiência. “Vamos fazer vídeos com as histórias dos nossos idosos. O objectivo é perpetuar as memórias e estimular ao mesmo tempo um intercâmbio entre várias gerações. Todos ficam a ganhar”, garante.
O First sobrevive graças a subsídios do governo mas Diana Couto apela a um maior envolvimento da sociedade civil. “Os nossos fundos são cada vez mais escassos. Investir neste tipo de associações é construir o nosso futuro. Hoje são eles mas amanhã somos nós. Gostaríamos de substituir o revestimento do nosso chão. Os idosos queixam-se que é muito frio mas para isso precisamos de dinheiro ou de uma doação de madeira. Toda a ajuda é bem-vinda”, alerta.
Recentemente o First organizou uma viagem à América do Sul. “Levámos 38 idosos a Cuba, graças ao apoio da LiUNA. Eles adoraram a experiência e já dizem que querem voltar a viajar (risos). Mas nós nunca paramos, já estamos a pensar no Campo de Férias e nos insufláveis que eles adoram”, avança.
A direção agradeceu a presença dos utentes e o trabalho dos voluntários na preparação do almoço.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER