Comunidade

Peniche C.C. of Toronto e Peniche Os Belenenses Academy sopraram as velas

O Peniche Community Club of Toronto e a Peniche Os Belenenses Academy decidiram juntar os seus aniversários – 38º e 9º, respetivamente – numa única festa e celebrar tudo o que os une.

Depois de já ter assumido outros cargos como o de vice-presidente e diretor da cultura, João Freixo é, já há seis anos, presidente do Peniche em Toronto. Afirma ser “uma honra” servir estes clubes comunitários, classificando este trabalho como um “sacrifício a custo zero”.

This slideshow requires JavaScript.

“O clube está estável financeiramente, tecnicamente e em volume de atletas somos, talvez, a única equipa que tem as categorias todas. Temos equipas femininas, temos equipas masculinas seniores e temos cerca de 145 miúdos na Academia. É um clube que, financeiramente, está bem e nós estamos orgulhosos por isso”, disse o presidente do clube ao nosso jornal.

Quando João Freixo integrou a Direção do Peniche já tinha em mente fazer uma parceria com o clube de Portugal. Com vários contactos no mundo do futebol, conseguiu com que a ideia fosse adiante e o projeto foi aprovado em Assembleia Geral do Clube, sendo-lhes atribuído o núcleo número 4 da América do Norte.

“Começámos a pensar que era viável criarmos uma Academia onde tivéssemos os miúdos, para os poder levar a Portugal, dar-lhes a experiência de conhecerem outras áreas de desporto e saberem, ao fim e ao cabo, o que é ser um jogador de futebol. Queríamos passar aos miúdos a ideia que ser futebolista é um atributo, mas que esse atributo também tem de ser trabalhado! Atualmente temos miúdos em Portugal, a jogar no Belenenses e outros que, como não têm lugar na equipa, são emprestados a outras equipas mais pequenas, mais adaptadas às aptidões e ao potencial deles”, explicou João Freixo.

No mês de abril alguns atletas irão deslocar-se a Portugal para fazerem treinos no clube. Já no dia 23 de setembro, o culminar dos festejos dos 100 anos d’Os Belenenses, será a vez da Direção se deslocar a território português. Mas desta vez foram os representantes do clube Os Belenenses – mais concretamente o vice-presidente Óscar Rodrigues e a Diretora Geral, Mafalda Fernandes, que marcaram presença neste duplo aniversário, em Toronto, e que muito elogiaram a forma como foram recebidos.

“Acho que é importante mantermos este contacto e aquilo que nós levamos é uma maior proximidade e uma série de iniciativas que queremos começar a pôr em prática, nomeadamente com a Belenenses Academy, através dos jovens que nós pretendemos que vão cada vez mais ao Restelo, ao Belenenses, para treinar e, quem sabe, alguns poderem ficar connosco em Portugal”, adiantou Mafalda Fernandes.

Também Rui Gomes, Cônsul de Portugal em Toronto, marcou presença nesta noite de festa. “Muitos membros, muitos sócios aqui a celebrar este 38ª aniversário, com ilustres convidados vindos de Portugal, do clube de futebol Os Belenenses. Não poderia deixar de vir aqui dar as minhas felicitações a todos os sócios membros deste clube pelas atividades que têm desenvolvido ao longo destes anos e que eu espero que possam continuar a ser desenvolvidas durante muitos e muitos anos. E com a percentagem de jovens que aqui encontro tenho a certeza que isso estará assegurado!”, disse.

Diane Maria, Diretora Desportiva do Peniche Community Club, desempenha estas funções há cinco anos. “O que eu noto é que em relação aos mais novos o interesse está a crescer mas quando chegamos a uma determinada idade, se eles não têm um verdadeiro interesse no futebol, já começam a desinteressar-se”, confessou.
Este clube conta com 140 atletas, divididos entre os sub-9 e o escalão sénior, e já alcançaram várias metas importantes.

“Os nossos sub-16 este ano subiram de divisão, agora vamos para o CSL. Nos dois anos anteriores foram os sub-18 que foram campeões da Taça e da Liga e essa equipa, nos dias de hoje, são os nossos sub-21 que no ano passado foram campeões e subiram para o Provincial”.

O jornal Milénio Stadium deseja que o Peniche C.C. of Toronto e que o Peniche Os Belenenses Academy celebrem muitos mais aniversários e que alcancem todos os seus objetivos. Parabéns!

Inês Barbosa


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close