Comunidade

Pauenses juntam $15,000 para Festas de Nossa Senhora dos Anjos

O convívio dos naturais e amigos de Água de Pau de Toronto esteve interrompido, mas graças ao empreendedorismo de uma mulher voltou a acontecer pelo segundo ano consecutivo. Patrícia Borges, organizadora do evento, revelou estar satisfeita com a adesão do público e agradeceu às dezenas de patrocinadores que tornaram o evento possível.

Patrícia Borges com os membros da Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Anjos e com os cantores David Loureiro e Sylvie Pimentel.

“Este convívio existe desde 2001, mas esteve parado oito anos. No ano passado decidi pôr as mãos à obra e juntámos 350 pessoas. Hoje estão aqui 650 pessoas, eu queria chegar aos 700, mas não foi possível. Acabei de falar com uma mãe que me felicitou por estar a dar continuidade às tradições de Água de Pau. Queria agradecer à LiUNA que nos disponibilizou este espaço e às dezenas de patrocinadores que nos ajudaram a promover este encontro que juntou pauenses e simpatizantes”, adiantou Patrícia Borges.

A vila de Água de Pau fica no concelho da Lagoa, em São Miguel, nos Açores, e o Padre José Furtado elogia a hospitalidade e a solidariedade das suas gentes que organizam uma das maiores festas religiosas da ilha. “Há 15 anos que estou na paróquia de Água de Pau e as pessoas são muito alegres, muito hospitaleiras e têm um grande sentido de pertença à comunidade. Todos os anos elaboramos um programa religioso e profano, é uma das festas mais belas da ilha, logo depois do Senhor Santo Cristo, e só me resta agradecer a generosidade dos nossos emigrantes por se lembrarem de nós”, explicou.

This slideshow requires JavaScript.

Para além do pároco, de S. Miguel veio ainda José Martins, membro da Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Anjos. “Esta Comissão é nomeada pelo pároco e este é o segundo ano que me desloco ao Canadá. Temos muitas despesas e por isso este dinheiro vai ser uma grande ajuda porque temos de pagar iluminação, fogo de artifício e grupos musicais. Distribuímos 800 cartas pela população a pedir fundos e só recebemos resposta de cerca de metade, é uma vila com alguma população carenciada”, contou.

O jantar foi no salão da LiUNA Local 183 e contou com a presença de vários cantores pauenses. Sylvie Pimentel veio de Montreal e reencontrou uma amiga de infância. “É sempre bom rever pessoas de Água de Pau e encontrei aqui uma amiga de infância que sempre me incentivou a cantar. Nasci no Canadá, mas vou aos Açores desde os sete anos. Tenho muito orgulho nas minhas raízes e é por isso que tenho cidadania portuguesa. O meu repertório é alegre, vou cantar música para bater o pé, como eu costumo dizer. Eu faço parte da Comissão de Festas em Montreal e sei que não é fácil por isso gostava felicitar a organizadora”, informou.

David Loureiro é natural de Água de Pau e já lançou sete CD’s nos EUA. “Eu vivo na América há 30 anos e canto desde os meus sete anos. O repertório vai ser variado, desde música popular até romântica, mas depende da forma como o público reagir, é sempre especial atuar para os pauenses”, referiu.

A Comissão de Festas ofereceu à organizadora do evento uma imagem e um terço da Nossa Senhora dos Anjos e o encontro rendeu $15,000, mais $5,000 do que no ano passado. Depois do jantar a organizadora entregou vários certificados de participação aos patrocinadores e seguiu-se um leilão de vários produtos portugueses.
O convívio terminou com a atuação do grupo Despensa da Vila de Rabo de Peixe e com os Karma Band e foi sorteada uma viagem a São Miguel, uma oferta do Grupo Viveiros Turismo Travel.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

RESERVE O SEU BILHETE

Close
Close