Comunidade

Parabéns “Milénio Stadium”!

Luis Barreira

Poucos se apercebem, à excepção dos seus dirigentes e colaboradores próximos, das dificuldades em lançar e manter um órgão de comunicação social de expressão portuguesa, produzido e difundido nos países de acolhimento das nossas comunidades e que a elas se dirige e não me refiro a uma publicação que depende exclusivamente (ou quase) de outros jornais.
Desde há já bastantes anos que, alguns “heróis” das nossas diferentes comunidades, se aventuraram na realização de jornais, revistas e rádios, tentando minimizar as dificuldades de informação das respectivas comunidades, manter viva a língua portuguesa e a ligação às suas origens. Situação que, infelizmente, ainda não foi devidamente apreciada pelos poderes públicos portugueses e estranhamente ignorada pela sua comunicação social!
Entretanto, muitos desses “heróis” soçobraram num caminho pejado de escolhos e dificuldades mal calculadas, enquanto outros conseguiram ultrapassar os inúmeros problemas que afectam esta actividade, prolongando com sucesso as suas iniciativas.
Entre estes últimos está o “Milénio Stadium”, que agora festeja o seu 27º aniversário! Para isso, muito contribuiu o seu mentor e director, Alexandre Franco. Homem possuidor de uma invulgar capacidade de iniciativa, pensamento aberto às ideias e de grande tenacidade nas suas decisões. Sei o essencial do seu esforço, sem necessitar de conhecer os detalhes das suas batalhas e das dificuldades que passou. Para isso, muito contribuiu a minha própria experiência, enquanto director de uma estação emissora (Rádio Latina), durante cerca de 17 anos, junto da comunidade portuguesa no Luxemburgo e que acabou de festejar o seu 25° Aniversário.
Reconheço as dificuldades e a necessidade em aumentar o universo daqueles a quem se dirige a comunicação, adaptando e diversificando permanentemente os conteúdos às suas exigências, estados etários, linguísticos e culturais.
Esta preocupação bem resolvida justifica o sucesso do nosso jornal aniversariante, ao conseguir associar a vertente generalista do antigo “Milénio”, entre outras publicações então existentes, ao exclusivismo desportivo do “Stadium”, tornando o “Milénio Stadium” num jornal apelativo para toda a diversidade de hábitos de leitura e de expressão linguística, que fazem parte do seu universo de leitores.
Sem um bom equilíbrio sobre os conteúdos das suas edições, mantendo a essencial seriedade de informação, associada à dimensão da sua distribuição, paginação, formato e aspecto, seria impossível fazer crescer o seu público-alvo e manter por muito tempo uma publicação desta natureza, uma vez que ela tem custos elevados, que são exclusivamente suportados pela publicidade que nela se inclui.
E, sem essa componente comercial, este jornal ou qualquer outro não subsidiado, não seria possível! Por essa evidente razão e graças à capacidade demonstrada pelo seu diretor e seus mais diretos colaboradores, o “Milénio Stadium” tem vindo a aumentar o seu número de leitores e conseguiu impor-se no mercado empresarial, cativando o interesse das empresas em publicitar no jornal os seus produtos, destinados ao consumo da comunidade local e assegurar assim a sua continuidade do serviço que presta, ao longo destes 27 anos! Também não é por acaso que esta publicação têm sido eleita, por voto popular, o Melhor Jornal Luso-Canadiano ao longo dos anos!
É pois com grande satisfação que, nesta data festiva, dou os meus parabéns a todos aqueles que tornaram este sonho uma realidade, contribuindo para um bom serviço informativo junto da comunidade lusa residente e obtendo o reconhecimento de todos aqueles que, fora dela, trabalham para o mesmo objectivo.
O orgulho que possam agora sentir, por terem conseguido atingir a maturidade do “Milénio Stadium”, será necessariamente uma força suplementar, para continuarem ainda com mais empenhamento, no reforço e desenvolvimento da notável obra que realizaram.
Parabéns a todos os que tornam possível o “Milénio Stadium”! Parabéns particulares ao seu director e meu estimado amigo, Alexandre Franco!

NR. Desta vez não só tenho que agradecer ao meu prezado amigo Dr. Luís Barreira, pelas palavras simpáticas que nos dirige neste seu artigo, como também aproveitar a ocasião para realçar o excelente trabalho que desenvolve semana após semana. Um abração.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER