Comunidade

Ontario Association of Portuguese Veterans – Núcleo do Ontario

O Dia de Portugal este ano não foi celebrado pela primeira vez em Toronto. Mas como verdadeiros cidadãos portugueses não o esquecemos pois é o dia da nossa pátria, Dia de Portugal.

Temos que ter orgulho na nossa cidadania, e sermos fortes, pois a nova etapa das nossas vidas assim o vai exigir. Capacidade mental e força para vencer todas as vicissitudes, que o futuro nos vai obrigar a vencer.

Fé e esperança terá que ser o nosso lema. Os portugueses sempre conseguiram vencer os muros que a vida ergeu na nossa frente e por isso vamos todos unidos mostrar que nada nos faz parar ou desistir.

A nossa bandeira aos nossos olhos é a mais bonita de todas e nada é mais importante do que perdermos uns minutos a estudar a história da mesma.

O que diz os símbolos da nossa bandeira

Existem 3 simbolos importantes:

  • As cores
  • A esfera armilar
  • O escudo

1- Retângulo verde

O retângulo verde representa a forma do nosso país: de forma muito rudimentar, se olharmos para Portugal no mapa, parece um retângulo, e os campos verdejantes. A cor verde representa dois quintos do comprimento da bandeira.

2- Cor vermelha

Esta cor é a maior superfície da nossa bandeira, representa a coragem e o sangue de milhares de portugueses que caíram em combate, pela nossa pátria. O tamanho são três quintos da superfície da bandeira.

3- Esfera Armilar

A esfera armilar representa o mundo que os portugueses descobriram nos séculos XV e XVI. Fomos conhecidos como NAÇÃO VALENTE.

4- 7 Castelos

Estes castelos representam as sete cidades que o Rei Dom Afonso Henriques conquistou aos mouros e que foram – Coimbra, Óbidos, Santarém, Lisboa, Palmela, Ourique e Évora.

5- Escudo branco com 5 escudos azuis

A simbologia associada ao escudo e à defesa.O mesmo representa a arma com que Dom Afonso Henriques e as suas cruzadas se defenderam, nas suas batalhas contra os mouros.

6- 5 Escudos azuis

Representam cinco Reis mouros derrotados pelo nosso Rei Dom Afonso Henriques.

7- 5 pontos brancos

Portugal foi sempre um país ligado à religião cristã e desse modo esta faceta tinha que estar presente na nossa bandeira. Esses cinco pontos brancos representam as cinco chagas de Cristo.

Como podem verificar uma bandeira pode ter um sem número de simbolismos que todos juntos contam a verdadeira história impresionante do nosso país – PORTUGAL

A Direção, Núcleo do Ontário

Simbolismo da bandeira retirado do artigo escrito por Filipa Cardoso em 08 de junho 2019

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW