Comunidade

Mancinelli foi homenageado em Mississauga

A ópera foi o estilo musical escolhido para homenagear Joseph Mancinelli, ou não fosse este um dos grandes géneros musicais de todos os tempos. Oriundo de uma família de imigrantes italianos, Mancinelli nunca esqueceu as suas raízes e aprendeu cedo a construir uma comunidade melhor em Ontário. 

This slideshow requires JavaScript.

Conhecido por ser o vice-presidente internacional da LiUNA, o maior sindicato da construção civil da América do Norte, que representa mais de 120 mil membros no Canadá, Mancinelli é apaixonado por pintura e um reconhecido filantropo. “O Joe através da LiUNA tem feito coisas excelentes para todas as comunidades, não só a portuguesa. É uma homenagem merecida porque ele tem feito muito pelo Community Living e este dinheiro vai ajudar muitas crianças a passarem as suas férias de verão em campos que elas não imaginavam. Mas a LiUNA também tem feito muito pela Luso, aliás é uma das nossas preferidas”, disse Jack Prazeres, presidente Luso Canadian Charitable Society.

Com apenas 61 anos, Mancinelli é membro da LiUNA desde o final da década de 70 e no Mississauga Convention Centre foram muitos os convidados que lhe teceram grandes elogios. “É um privilégio trabalhar com um indivíduo como o Joseph Mancinelli, ele nunca diz que não a uma causa importante e está sempre disponível para ajudar os mais necessitados”, informou Jack Oliveira, business Manager LiUNA 183. “Um homem que tem angariado milhões de dólares para a caridade e que tem ajudado a construir a nossa comunidade. Tenho muito orgulho em prestar  homenagem a Joseph Mancinelli, já o conheço há quase uma década e é uma das pessoas mais respeitadas e fidedignas que conheço”, adiantou Bonnie Crombie, presidente da Câmara de Mississauga.

Casado há quase 40 anos com Enza, Mancinelli tem cinco filhos e dois netos. Enrico é o filho mais jovem e tem síndrome de Down. “Há uma frase que diz que por trás de um grande homem está uma grande mulher, mas a Enza tem estado ao meu lado e à minha frente o caminho todo. E como ela é da Sicília é melhor não olhar para trás. O Enrico é a estrela da nossa família, ele é intelectualmente desafiante e tenho que vos dizer que ele, com a sua alegria, é um dos membros mais bem-sucedidos da nossa família”, confessou.

Victoria é diretora de comunicação e relações públicas da LiUNA e no seu discurso recordou as palavras do avô Enrico. “O nosso pai sempre nos ensinou a respeitar os outros, apesar das diferenças culturais, das capacidades físicas e da posição social. Em 1998 o nosso avô recordou que ele é um excelente líder, marido e pai e que estava muito orgulhoso com as suas conquistas profissionais e pessoais. Hoje é a nossa vez de dizê-lo, nós também estamos muito orgulhosos”, referiu.

No seu discurso Mancinelli citou o pai da ciência moderna e elogiou o trabalho do português que lidera a LiUNA 183. “A minha citação favorita é de Isaac Newton – conseguimos ver mais longe quando estamos sobre os ombros de gigantes. E não tem nada a ver com a minha altura, mas sim com o facto de dependermos muito uns dos outros. Quero agradecer a presença de Jack Oliveira que representa aquilo que a LiUNA tem de melhor e que é um dos maiores líderes sindicais da América do Norte a quem tenho a honra de chamar amigo”, adiantou.

Quase 2000 pessoas estiveram presentes na homenagem a Mancinelli e foram angariados mais de $900,000 que vão apoiar os utentes do Community Living Mississauga.

Joana Leal


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close