Comunidade

Luso Life Speakers Series – “O sucesso de um, é o sucesso de todos”

Luso Life é uma revista periódica do grupo MDC Media Group, que procura trazer ao público uma nova e diferente abordagem dos mais variados temas, sempre com um toque de modernidade e, claro, portugalidade.
A pensar na importância que o nome desta revista transporta, os responsáveis pela Luso Life resolveram iniciar uma série de conversas com, nada mais, nada menos, luso-canadianos.

Aqui, irão ser discutidos os mais diversos temas, sempre com o intuito de trazer informação para junto da nossa comunidade, expondo da melhor forma o que de melhor temos – pessoas. Pessoas, portuguesas, que nos falam de ideias, com uma visão empreendedora e diferente do mundo.

Satisfeito com a primeira sessão deste Luso Life Speaker Series, Manuel DaCosta acredita que Emma Amaral foi uma excelente aposta para arrancar com esta nova iniciativa – “uma pessoa quando começa umas séries destas nunca sabe como é que vai correr. Foi bom ter a Emma, uma mulher ainda nova, mas com muita inteligência, com um ponto de vista global. Acho que foi uma boa escolha porque, realmente, demonstra que esta gente nova está a progredir e a ver o que se passa no mundo e querem fazer a diferença. Por isso, fiquei satisfeito com a escolha da Emma e espero que, no futuro, continuemos a ter pessoas com visão como a Emma.”

Trazer para a nossa comunidade, de uma forma mais próxima, assuntos de interesse – esse é o principal objetivo. Para além disso, envolver os jovens e, desta forma, mostrar que há, de facto, muito potencial e valor nos “nossos”, como reforçou Manuel DaCosta “o objetivo destas conversas é informar e educar. Eu acho que, muitas vezes, a informação quando sai só do social media, jornais, revistas, nunca é uma informação que vem do coração, uma informação pessoal. Quando estamos a olhar para os olhos da pessoa que está a falar, que revela certas experiências que tem visto no mundo, que estuda esses problemas e que anda em terras longínquas a fazer a diferença, dá sempre um pouco mais de um toque pessoal e humaniza o ponto de vista do que se está a passar no globo. E é isso que nós vamos tentar fazer, vamos tentar trazer pessoas da comunidade, que estejam interessadas em revelar o seu pensamento sobre determinados assuntos e, de alguma forma, mostrar a nossa cultura, com gente mais nova. Por isso, informar, educar e no fim tentar fazer um pouco de diferença na nossa sociedade”
À frente do projeto Luso Life e Host desta nova iniciativa, Luso Life Speakers Series, Vince Nigro mostrou-se claramente agradado com o resultado desta primeira noite de conversa, com a primeira interveniente, Emma Amaral, cujo foco foi: As relações entre o Canadá e a China. “I thought it went very, very well, I thought the form was very comfortable for everybody, people felt comfortable. The questions that were asked were very interesting questions. I think even the people who came tonight and didn’t understand the topics, they’re gone leave tonight with a bit of an idea of the Canada/China relationships. I think it’s important to be aware about global issues that can affect or impact our every day life. Overall was pretty good”.

Emma Amaral é um dos casos de sucesso da nossa comunidade. Filha de pais portugueses, nascida em Toronto, mas com Portugal traçado na garra, na língua e nos estudos – “eu nasci em Toronto, mas os meus pais são de S. Miguel, Açores, tinha avós que moravam em Toronto, eles ensinaram-me português, também estudei português na escola do First Portuguese e também na Universidade com a Professora Manuela Marujo. Foi ela que me deu a informação sobre o curso de língua e cultura, da Universidade de Coimbra, durante um verão, e praticámos a língua com sotaque de Coimbra, que é o melhor, segundo eles dizem. Também fizemos algumas viagens – Conimbriga, Aveiro… então eu pratiquei muito o português. E conheci melhor a História de Portugal e gostei muito.” Emma, no final da sua apresentação fez ao Milénio Stadium um balanço positivo – “Eu acho que correu muito bem. As pessoas tinham muito boas perguntas, eu acho que tenho que ir para casa e estudar um bocadinho mais. (risos) Foi a minha primeira vez a fazer uma coisa assim, no princípio estava um bocadinho nervosa, mas toda gente era muito amigável e então eu acho que correu bem.”

Manuela Marujo é uma professora orgulhosa. Emma foi sua aluna e, já na altura, se mostrava muito empenhada, focada e, acima de tudo, determinada.

Quanto à participação de Emma enquanto Luso Life Speaker, a ex-professora não poupa nos elogios – “Eu acho que ela mostrou-se bastante sabedora, sobre o assunto que preparou. Acho que respondeu sempre muito bem e acho que ela está no caminho certo, porque não só está a estudar aqui na Universidade de Toronto, mas tem tido experiências fora do Canadá, em áreas bastante diversas, e isso vai-lhe dar uma abertura que é indispensável para a vida e para o sucesso que ela vai ter.”

Quanto à iniciativa da Luso Life, Manuela Marujo considerou-a fantástica “porque há muito desconhecimento sobre a potencialidade de tantos jovens na nossa comunidade, então esta é uma oportunidade de eles se mostrarem. Devem continuar a procurar esses valores. Eles existem. Estão de parabéns, porque começou muito bem, espero ver aqui mais alunos meus (risos)”.

Carlos Sousa teve a ideia de trazer Emma até nós em conjunto com os responsáveis pela Luso Life, organizou este evento e sublinhou que “o que nós tivemos a oportunidade de ver é que existem muitos valores na comunidade portuguesa que não são conhecidos. Não têm o apoio da nossa comunidade. Não têm apoio das organizações e não têm apoio da comunicação social. Isso quer dizer que não são realçados. E é essencial que a nossa comunidade também tenha um interesse especial para apoiar e para dar ajuda e contribuir para o sucesso desta juventude. Porque o sucesso de um, é o sucesso de todos.”

O balanço da primeira edição das Luso Life Speakers Series é, claramente, positivo. Ficamos a aguardar pela próxima.

Catarina Balça

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Não perca também

Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close