Comunidade

LiUNA Local 506 celebra Family Day e aumento do renovado centro de treino

O Picnic Anual da Local 506 aconteceu no passado sábado, 27 de julho. Um dia de verão, passado junto dos membros e de toda a família que compõe este sindicato.

Joseph Mancinelli confessou ao Milénio Stadium estar a gostar deste dia tão especial para a 506. Para além disso, adiantou ainda alguns pormenores sobre o aumento do Training Centre, que tem a sua inauguração prevista para novembro deste ano. “Um evento lindo e adoro vir, especialmente no verão, para passar o dia com os nossos membros (…). Por ser no Training Centre deles é significativo, pois oficialmente ainda não está aberto, a inauguração vai ser em novembro. É um centro de última geração com um investimento de milhões de dólares. Vai ser um dia em que podemos celebrar muitas coisas que hão-de vir em novembro e para além disso este ano também celebramos o 100º aniversário da Local 506 (…). É bom ver estas celebrações, as pessoas a divertirem-se e a desfrutar da companhia uns dos outros. O que pode ser melhor que isso?”.

Questionado acerca do crescimento da Local 506, Mancinelli acabou por explicar que a Local 183 e a Local 506 têm propósitos muito distintos e que, por isso, os seus objetivos e capacidade de crescimento acabam também por ser bastante diferentes, – “A jurisdição da Local 506 é nos setores industrial, comercial e institucional. Logo não estamos a construir muitos edifícios bancários, nem escolas como costumávamos (…). Nós perdemos no setor industrial para a China, Índia e Sri Lanka. Já não há tanta indústria neste país como havia. A Local 506 não pode crescer ao mesmo ritmo da Local 183 por causa da jurisdição.”

This slideshow requires JavaScript.

O vice-presidente aproveitou ainda para falar sobre um programa desenvolvido pelo Canadian Labour Congress e pelo Governo Federal que tem como objetivo regularizar a situação de cerca de 500 trabalhadores estrangeiros que correm o risco de ser deportados para os seus países de origem. Quando questionado sobre o ponto da situação do programa disse ao Milénio Stadium que “o Canadian Labour Congress e o Governo Federal patrocinaram um programa que permite a regularização de trabalhadores em situação irregular porque não preencheram devidamente os formulários quando vieram para o país há 10 ou 12 anos. Contudo, eles têm contribuído, têm sido nossos membros, têm trabalhado, têm pago os impostos, contribuem para a economia ao comprarem casa e carros. Porque haveriam de ser deportados? Não faz sentido nenhum! O programa dá a oportunidade a estes trabalhadores de ter um contrato de trabalho (work permit), que assim que o tiverem não podem ser deportados. Esta é a ideia por detrás disto (…). Este programa não é só para os nossos membros, mas sim para todas as organizações que representem trabalhadores.”. Mancinelli fez questão de referir-se a um dos propósitos do programa que é evitar certos Consultores de Imigração, pois “isto é controverso, mas na Província de Ontário temos muitos Consultores de Imigração inescrupulosos, que tiram dinheiro aos nossos membros e os enganam, porque nunca vão legalizá-los, não fazem nada, mas tiram-lhes o dinheiro! Este programa vai contornar estas pessoas e fazer as coisas devidamente através do Governo Federal.” Mancinelli assume que 500 trabalhadores não é um número suficiente para começar o programa, porém vê esta primeira tentativa como um teste e é uma boa “oportunidade para ver se funciona e se há melhoramentos que o Governo tenha que vir a fazer no programa. Com estes 500 vamos a ficar a saber se o programa funciona, se as pessoas se aproximam sem medo, e obviamente que vão acabar por vir ter connosco porque confiam em nós e não no oficial da imigração, pois têm medo de serem deportados. Estou convicto que se funcionar, vamos conseguir fazer ainda melhor e expandir por milhares de trabalhadores.”

Carmen Principato, Business Manager da Local 506, assume-se orgulhoso de tudo o que a organização conseguiu até aos dias de hoje e agradeceu a todos aqueles que contribuem para o sucesso da União, agradecendo de forma entusiástica: “Obrigado, obrigado aos membros e ao executivo por me apoiarem ao longo destes 36 anos como Business Manager e 50 anos de membro. Sinto muito orgulho quando vejo um novo edifício como este para os nossos membros poderem ter a formação adequada e as novas gerações têm aqui algo que os vai ajudar, ao contrário de antigamente, que quem chegava de Portugal, da Itália ou outro país não encontrava formação. Temos orgulho de termos um Centro novo e boas pensões para os nossos membros e vamos ter o presidente-geral da LiUNA, Terry O´Sullivan, e o nosso líder, Joe Mancinelli, nas celebrações do nosso 100º aniversário.”

Tony do Vale, tesoureiro da LiUNA Local 506, referiu que a inauguração oficial do Centro de Formação é no dia 15 de novembro – “Começamos pela abertura do Centro e depois a celebração do nosso aniversário vai ser no nosso salão, na Local 506.”

Também o Milénio Stadium deseja o maior sucesso à Local 506! Feliz 100º aniversário!

Carmo Monteiro-Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close