Comunidade

Lisboa serve de tema a gala de angariação de fundos do Abrigo Centre

A artista Stella Jurgen foi convidada a ilustrar Lisboa na tela e o resultado não poderia ser melhor. A capital portuguesa serviu de cenário à gala “Imagine the possibilities” do Abrigo Centre que continua a despertar o interesse dos empresários.

This slideshow requires JavaScript.

 

“Lisboa é neste momento a cidade mais cool da Europa e a capital portuguesa está a atrair todo o tipo de investimento tecnológico e é fantástica a nível cultural. A gala tem cada vez mais convidados e este ano vamos ter quase 400, é um recorde e esperamos juntar $70,000”, disse Gerry Luciano, manager do Abrigo Centre.

Há quase 30 anos que o Abrigo Centre apoia centenas de pessoas a recomeçarem de novo, algo que só é possível com uma vasta equipa de profissionais. “Comecei como conselheira e agora sou coordenadora de alguns programas desde o voluntariado até à declaração dos impostos sobre o rendimento. Em quase seis semanas preenchemos cerca de 1200 declarações no Abrigo e as famílias têm benefícios se o fizerem”, informou Valerie Sales, coordenadora.

Cidália Pereira trabalha de perto com a comunidade portuguesa que representa quase 80% dos clientes do centro. “Ajudamos mais de 6,000 pessoas todos os anos. Fazemos campanhas de sensibilização nas escolas, ajudamos vítimas de violência doméstica e recebemos novos imigrantes, portugueses e não só. A procura tem aumentado e nos últimos seis meses registámos muitos pedidos de ajuda, por isso este dinheiro é muito bem-vindo”, avançou.

A terceira idade é outra das grandes preocupações deste centro. “Temos um projeto musical, em colaboração com o Nuno Miller, que arrancou em abril e termina agora em junho. Os seniores escolhem as músicas que querem cantar e quase que regressam a Portugal. Ainda não encontrei ninguém que estivesse disponível para ensinar a tocar cavaquinho. Os nossos idosos precisam de pensões maiores porque as rendas estão muito caras e precisam de atenção, de carinho e de apoio”, referiu Marília dos Santos, coordenadora do Programa Vida e Esperança para a Terceira Idade.

A gala decorreu no salão principal da LiUNA Local 183 e a apresentação coube a Adriana Marques e Francisco Pegado da Camões Radio. Os políticos aproveitaram para destacar a importância do trabalho que o Abrigo desenvolve na comunidade e os convidados contribuíram através de um leilão silencioso.

“O Abrigo representa o melhor que nós temos na nossa cidade e no nosso país. Eles servem a comunidade local, nomeadamente a portuguesa, ajudam vítimas de violência doméstica, mantêm os idosos ativos e ajudam com os impostos, que tive oportunidade de visitar na semana passada”, explicou Julie Dzerowicz, MP de Davenport.

“O Abrigo constrói uma comunidade forte e ajuda pessoas que às vezes podem viver muito isoladas. Gosto sempre de visitar os idosos ao almoço, é sempre divertido e fico muito orgulhosa por estarem localizados em Davenport”, disse Marit Stiles, MPP de Davenport.

“O Abrigo é um símbolo muito grande da coragem e da perseverança da nossa comunidade. Hoje estamos aqui reunidos para apoiar uma organização que ajuda e abraça pessoas que enfrentam situações difíceis”, sublinhou Ana Bailão, vereadora de Davenport.

No Canadá mais de 60% das vítimas de violência doméstica são mulheres, uma realidade que Eduarda conhece bem. “Aceitava porque achava que a culpa era minha, mas cheguei ao meu limite quando o meu ex-marido começou a bater na nossa filha. O conselho que dou é para não terem medo e procurarem ajuda. Nunca pensei que fosse voltar a casar, mas ainda bem que aconteceu porque ele foi uma grande ajuda para mim e para a minha filha”, confessou Eduarda Silva, antiga vítima de violência doméstica.

O Abrigo entregou um certificado a cada um dos patrocinadores que tornou esta noite possível e depois do jazz, com Nancy Walker e o seu trio, seguiu-se o fado com as vozes de Jennifer Bettencourt e Teresa Santos acompanhadas por Valdemar Mejdoubi, na viola do fado, e Nuno Cristo, na guitarra portuguesa.

Joana Leal

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER

Close
Close