Comunidade

Folclore está vivo e recomenda-se!

Laurentino Esteves
Laurentino Esteves

Estimados Leitores, na semana passada escrevi sobre o “folclore” em volta da passagem do PM António Costa por Toronto.
Hoje quero escrever sobre o verdadeiro folclore que se vai fazendo com muito custo por cá, onde custa mais ser Português!

De facto as agruras da emigração são uma constante nas nossas vidas e vivências. Daí eu admirar quem leva a cabo iniciativas arrojadas e impactantes . Ora neste fim de semana dia 19 de maio, a Associação Cultural do Minho de Toronto leva a efeito um grandioso festival internacional de folclore, no salão da Liuna local 183 com início pelas 18.00 horas.

Participam o Rancho da ACMT, o Rancho Barcuense de Newark-EUA, o Rancho dos Campinos do Ribatejo de Montreal, o Rancho os Tradicionais de London, o Rancho da Nazaré de Mississauga, ainda um grupo da Macedónia e outro do Equador!

Há muito tempo que não tínhamos um festival deste gabarito, depois da Associação Migrante de Barcelos ter deixado de realizar o festival “O Galo” um festival que marcou e foi referência na altura! Naturalmente irei participar e desafio os prezados leitores a fazerem o mesmo! Estas iniciativas só têm impacto se o público aderir e ajudar a fazer a festa, na verdade o calor humano e as palmas são a única recompensa que estes voluntários recebem pelo muito que deixam em palco e pelo contributo que dispensam à cultura e tradição portuguesas… na verdade gostava de ver o salão cheio de amantes do folclore e faço um apelo especial aos pais que levem os filhos para que estes possam também beber desta fonte cultural que é mais que a nossa etnografia, e muito mais que isso, é também a promoção da língua portuguesa!

O intercâmbio com os outros grupos étnicos é ainda a oportunidade de nos conhecermos melhor e aprofundarmos laços de amizade numa sociedade multicultural e multiétnica que compōe o Canadá. Aproximam se as celebraçōes da Semana de Portugal, onde o folclore será também uma realidade, desde logo no desfile alegórico na Parada do Dia de Portugal no dia 10 de junho na rua da Dundas em Toronto, a maior demonstração de Portugalidade deste lado do Atlântico! No dia antes, a 9 de junho, o 25.º festival de folclore “ RAÍZES do nosso Povo” que terá lugar no Camōes Square College e Crawford em Toronto, com o estimável patrocínio deste semanário!
Por estas e tantas outras razōes, atrevo-me a dizer que o folclore está vivo e recomenda-se!…

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW