Comunidade

Do Canadá para Moçambique – Com (muito) amor e carinho

A Comunidade Moçambicana em Toronto mobilizou-se para ajudar as vítimas do clicone “Idai”, que destruiu a vida de milhares de pessoas na cidade da Beira. As primeiras ajudas já chegaram aos sinistrados. Outras estão a caminho, uma delas é a dos moçambicanos que vivem no Canadá. A mobilização para recolha de fundos e donativos está a ser feita com…amor!

A “Casa do Alentejo” de Toronto acolheu, no último sábado (29), um jantar para angariação de fundos e donativos para ajudar as vítimas do ciclone “Idai”, na província da Beira, em Moçambique. Com o evento pretende-se minorar o sofrimento das pessoas afetadas diretamente pelas consequências do ciclone “Idai” e mostrar aos moçambicanos que o mundo não se esqueceu deles.

O casal aposentado Maria e José Carvalho esteve presente na Casa do Alentejo com o propósito de contribuir na campanha de angariação de fundos e donativos no sentido de aliviar o sofrimento dos moçambicanos vítimas do ciclone “Idai”. “Quando chegamos a este país (Canadá), fomos ajudados por muita gente. Então temos a obrigação moral de retribuir o gesto,” referiu.

Natacha Natividade, estudante, acredita que a ajuda da comunidade moçambicana em Toronto, em particular, e do mundo, em geral, vai ajudar os moçambicanos sinistrados a viver com o mínimo de dignidade depois da tragédia que afetou algumas regiões daquele país lusófono.

O presidente da Associação de Veteranos Portugueses em Ontário (AVPO), Armando Branco, deplora a situação delicada que vivem neste momento os moçambicanos da cidade da Beira, em particular. “Temos imensas mortes, milhares de crianças sem pais e, acima de tudo, uma grande crise alimentar, tanto no centro e norte, como no sul do país”, salientou.

Aly Mundulay, advogado, de nacionalidade moçambicana, considera que a ajuda arrecadada do jantar de angariação de fundos e donativos, agora realizado na “Casa do Alentejo” pela comunidade moçambicana em Toronto, vai ajudar a suprir os problemas básicos com os quais se debatem as pessoas afetadas.

Em declarações exclusivas ao Milénio Stadium, Inácio Natividade disse que o jantar para angariação de fundos e donativos é apenas uma das várias iniciativas que estão a ocorrer em diversas partes do Canadá e do mundo, tendo já algumas delas produzido os objetivos preconizados. “As várias campanhas desencadeadas no Canadá e no mundo já arrecadaram somas consideráveis e que foram enviadas para os beneficiários”.

Jorge Eurico


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close