Comunidade

Concerto de Natal da BSCJ marcado pelo regresso de Miguel Domingos

Os Coldplay já venderam mais de 80 milhões de discos em todo o mundo e este ano fizeram parte do reportório do concerto de natal da Banda do Sagrado Coração de Jesus (BSCJ). A banda substituiu este ano 50 uniformes, um investimento de $30,000.

This slideshow requires JavaScript.

Pela primeira vez na história, a BSCJ tem um presidente de origem italiana e cada um dos seus cinco filhos toca um instrumento. Em declarações ao nosso jornal, John Scida explicou que é casado com uma portuguesa que é filha de um dos fundadores desta banda. “Faço parte da banda desde há cinco anos, mas só em fevereiro deste ano é que fui eleito presidente. Todos os meus filhos adoram música e desde que eles começaram a tocar as notas deles melhoraram muito, sobretudo a matemática e ciências”, informou.

O maestro tem investido em novas músicas e lamenta que a banda não tenha um oboé. “Cerca de 90% da nossa música é comprada e o preço varia, mas em média uma música custa $150. Infelizmente não temos oboé e é um instrumento que faz falta. Talvez seja por ter palheta dupla e ser um pouco mais difícil. Tenho dois filhos, um com nove anos e outro com quatro meses e acho que no próximo ano o mais velho vai começar a aprender música”, adiantou Sandro Melo.

A banda tem atraído novos rostos e a escola continua a apostar na formação. Alex Valente tem 15 anos e toca saxofone na BSCJ há seis anos. “Gosto muito de música e quando era mais novo aprendi a tocar piano. Mais tarde passei para o saxofone e hoje estou na banda, gosto muito do ambiente e é bom para fazer amigos”, disse.

Sónia Cabral é vice-presidente da BSCJ e responsável pela escola de música. “Eu ensino teoria da música na banda e tenho alunos de todas as idades. Ensino as notas, o valor das notas, o significado das diferentes partes da música, etc. Este ano chegámos a ter 10 alunos, mas alguns acabaram por sair”, referiu.

Durante o jantar, que se realizou sábado, 7 de dezembro, no Europa Convention Centre, em Mississauga, foi feito um minuto de silêncio em homenagem a Francisco Costa, um antigo trompetista da banda que faleceu recentemente.

Depois de ter estado ausente da banda por motivos de saúde, Miguel Domingos emocionou o público quando cantou o tema “Granada”. “Fui obrigado a sair, mas tinha a certeza que alguém ia dar continuidade ao meu trabalho e o Sandro Melo tem feito um trabalho excecional. Há um ano eu não estava aqui presente fisicamente, apenas em espírito, mas fico satisfeito por estar aqui hoje”, contou.

A BSCJ tem 45 anos e o músico mais jovem tem sete anos. A banda tocou um medley dos Queen, a “Canção do Mar” e outras músicas clássicas e contemporâneas. No final da noite o Pai Natal distribuiu presentes pelas crianças.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

VOTE JÁ

Faça a sua nomeação

Close
Close