Comunidade

Câmara de Valença nos 42 anos da ACMT

Os minhotos brindaram a mais um ano de promoção e divulgação da cultura portuguesa e Alexandre Silva mantêm-se na presidência da Associação Cultural do Minho de Toronto (ACMT).

Em declarações ao Milénio Stadium, o presidente explicou-nos que a ACMT conta com uma direção unida. “O antigo presidente não quis continuar à frente do cargo e eu acabei por aceitar para dar continuidade à associação. Esta direção é um grupo muito sólido, com muitos jovens que trazem ideias novas e acho que estamos a trabalhar certinho e está tudo em harmonia”, disse.

Os 42 anos foram celebrados na Casa do Alentejo de Toronto e este ano o clube promete surpreender no dia da parada. “A nossa primeira Semana Cultural foi na Casa do Alentejo e preferimos apoiar os nossos clubes. No ano passado representámos Arcos de Valdevez na parada, este ano é muito provável que venha outra autarquia,”, informou.

O Porto de Honra foi na sexta-feira, 4 de outubro, e vários membros da direção passada e atual foram ao palco e fizeram breves discursos.

O clube conta com uma direção jovem que tem orgulho nas suas raízes, como é o caso de Kathleen da Silva que teve a oportunidade de aperfeiçoar o português nesta associação.  “Em casa cresci a falar português e mais tarde acabei por ter aulas, mas aqui sinto que melhorei a minha oralidade. Tenho 22 anos e apesar do trabalho tenho muito orgulho em fazer parte da ACMT”, avançou a diretora da cutura da associação.

O município de Valença fez-se representar através do vereador da cultura cujos avós fundaram uma associação em Moçambique. “Eles emigraram na década de 50 e fundaram uma casa do Minho em Lourenço Marques. Tenho família em França, Venezuela e Brasil estamos dispersos por todo o mundo. É nosso dever acarinharmos estas associações porque elas são as embaixadoras da nossa cultura”, justificou José Monte.

Valença conta com um Gabinete de Apoio ao Emigrante e está agora a candidatar uma fortaleza do século XVII a património da humanidade da UNESCO.


Autor(a): Joana Leal
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close