Comunidade

Barcelenses celebram aniversário e Câmara de Toronto promove concurso para pintar Galo de Barcelos

O 21º aniversário da Associação Migrante de Barcelos foi celebrado, com “casa” cheia, no dia 12 de outubro, no salão da Local 183 em Toronto. Desde do dia em que foi fundada por um pequeno grupo de amigos barcelenses, a 20 de outubro de 1998, esta coletividade tem promovido e divulgado a cultura e tradições do Baixo Minho na Grande Área de Toronto (GTA).

This slideshow requires JavaScript.

Neste dia, coube a Brigida Madureira o papel de mestre de cerimónias, que depois dos habituais agradecimentos, salientou a presença da vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto, Ana Bailão, do representante da Câmara Municipal de Barcelos, Patrick Sousa, do CEO do Arsenal do Minho, Joel Bastos, e do presidente da Casa das Beiras, Bernardino Nascimento, seguido dos hinos de Portugal e Canadá interpretados por Júlia Leal.

Logo de seguida, foi o momento dos discursos e troca de singelas lembranças. É importante salientar que Ana Bailão, durante o seu discurso, revelou que a Câmara Municipal de Toronto recebeu um mega Galo de Barcelos ainda em branco para que os artistas locais, vencedores de um concurso público, o possam decorar baseado nas suas interpretações. Depois de decorado, o Galo poderá ser admirado num jardim na área das ruas Dundas e Lakeview. Ana Bailão também manifestou a vontade de ver a inauguração aquando da Dundas Fest e Dia de Portugal do próximo ano.

O Rancho Folclórico, prata da casa, que comemora este ano o seu 19º aniversário, presenteou os convivas com as atuações dos seus grupos infantil e adulto. Durante a atuação houve uma pequena intermitência para se cantarem os parabéns à Associação Migrante de Barcelos.

Este ano a direção desta associação homenageou Maria Vieira, sócia-fundadora e vitalícia do Barcelos, assim como Bernardino Ferreira, sócio-vitalício, e os voluntários Carlos Carvalho, Lucy de Oliveira, Marta Fernandes e Melanie Vieira pelo trabalho e devoção demonstrados ao longo do ano.

Festa que é festa, acaba com boa música e muita alegria. Para animar os presentes, subiram ao palco Júlia Leal e seu filho. Lídia de Sousa, a banda Duo Raça Latina e Vitor Martins arremataram o baile que entrou pela madrugada dentro.

O Milénio Stadium congratula a Associação Migrante de Barcelos pelo 21º aniversário, desejando-lhe muito sucesso na promoção da cultura tradicional de Portugal em terras canadianas.

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close