Comunidade

Arsenal do Minho de Toronto celebra o São João de Braga

O São João de Braga é uma festa popular, que tem lugar no mês de junho em Portugal, na cidade de Braga, e que celebra o nascimento de São João Batista.

This slideshow requires JavaScript.

É uma das maiores festas populares de Portugal e, no passado fim de semana (23 de junho), viveu-se no Canadá, graças à iniciativa do Arsenal do Minho de Toronto. Vanessa Veloso, Diretora da Juventude do Arsenal do Minho explicou porquê: “A festa de São João de Braga é uma festa tradicional que se celebra em Braga todos os anos no mês de junho… é um orgulho continuar com as nossas tradições e poder fazer esta festa aqui e darmos um bocadinho de Portugal aos nossos imigrantes”. E assim em pleno segundo dia de verão, a comunidade juntou-se para celebrar o Santo Popular.

A festa foi muito participada e não faltou animação, ou não fosse o Arsenal do Minho de Toronto um dos clubes com maior participação ativa de jovens, mas que mantém uma forte aposta na preservação das tradições. Não faltaram à festa a boa culinária, as rusgas e as danças folclóricas e o orgulho em participar em mais uma manifestação da cultura portuguesa, como confessou Andrew da Camara do Rancho Folclórico do PCCM – “É um grande orgulho mostrar a minha cultura e estou sempre disponível para mostrar a nossa cultura aos outros povos”. Também Adam Gomes do mesmo grupo sublinhou que “Eu sempre digo que o exemplo dos pais é importante para os filhos. Eu quero pedir aos pais para continuarem com a nossa cultura para os filhos poderem seguir o exemplo”.

Já Alberto Veloso do Rancho Folclórico Camponeses do Minho de New Market, New Jersey, usou a imagem da mala de viagem para explicar o que faz quem se empenha na preservação da cultura tradicional portuguesa além fronteiras: “É uma coisa boa. Quando eu e muitos de nós emigramos, metemos a cultura na mala e levamos. E é isso que nós estamos a transmitir”.

Quem participou no arraial de S. João organizado pelo Arsenal do Minho não deu o seu tempo por perdido. Foi o caso de Teresa Rocha que à nossa reportagem fez questão de explicar o significado que tem para ela participar em eventos como este – “Estou distante de Portugal e com muitas saudades. Aqui encontramos amigos e família que nos tocam de formas diferentes mesmo não tendo laços de sangue e passam a ser as nossas famílias que nós escolhemos. E a gente começa uma vida nova”.

A festa aconteceu e como quem nos avisa, nosso amigo é, Joel Bastos, o presidente do Arsenal do Minho de Toronto, tratou de nos lembrar que “Santo António já se acabou, o São Pedro está-se a acabar, São João, São João dá cá um balão para eu brincar!”.

Francisco Pegado


Autor(a):
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close