Comunidade

Arsenal do Minho de Toronto Celebra 33 anos de vida

A festa começou com uma receção e Porto de Honra. As boas-vindas foram dadas pelo CEO do Arsenal do Minho of Toronto Community Centre, Joel Bastos, que lembrou a importância deste aniversário – “33 anos de divulgação da língua de Camões, da cultura e dos costumes portugueses em Toronto. O Arsenal do Minho, nestes 33 anos de existência, chorou, riu, aprendeu, mas acima de tudo cresceu. O nosso clube seguiu o caminho da modernização e tentou sempre adaptar-se e contornar os obstáculos que lhe foram aparecendo ao longo dos anos. A palavra família reflete o clube, onde há altos e baixos, mexericos e confrontos, mas onde existe uma união inigualável assente na amizade, força e transparência. É bom entrar neste clube e chamar certas pessoas de avó ou avô, mano ou mana e que estas palavras mesmo fora do clube têm o mesmo valor. A força transmitida pelos membros faz com que a direção queira fazer mais e melhor em todas festividades organizadas.”

Joel Bastos

Joel Bastos imediatamente passou a palavra à diretora da Juventude da associação, Vanessa Veloso, evidenciando a importância da juventude neste clube que promove a cultura minhota deste lado do Atlântico. Vanessa começou por sublinhar que se orgulha de fazer parte de tudo o que o Arsenal do Minho representa – “as organizações, festas, ensaios…”. A diretora da Juventude do Arsenal do Minho realçou ainda que “todos juntos temos uma força incrível para que o clube continue com as portas abertas por muitos mais anos. Não me canso de dizer que só com os mais jovens e a experiência dos mais velhos é que as coisas vão ao sítio”. Vanessa lembrou ainda que é preciso vontade para trabalhar, mas que “as portas do clube estão e estarão sempre abertas para todos”.

Vanessa Veloso

Presente na ocasião, como convidada especial, Ana Bailão começou por dizer que “Começa a ser difícil a gente vir a estas coisas e não nos repetirmos. É que são tantas festas, felizmente, temos tantos clubes… mas eu gosto de vir aqui ao Arsenal porque acho que o Arsenal tem conseguido uma coisa muito boa, e calhou bem hoje falar a seguir à diretora da Juventude que conseguiu conciliar os jovens com aqueles que, praticamente, começaram este clube de uma forma muito boa. Nós vimos aqui e vemos uma casa com jovens a serem dirigentes envolvidos seja no rancho ou até mesmo na direção… e isso é muito bom, porque isso quer dizer que o clube vai estar vivo por muito mais anos. Estamos a celebrar hoje os 33 anos de existência deste clube, mas a possibilidade de celebrar mais 33 anos é muito grande. E, portanto, a todos vocês que estão aqui que fazem parte desta organização, voluntários, dirigentes mais antigos, dirigentes mais novos, os meus parabéns e espero poder vir aqui muitas mais vezes e felicitar-vos pelo bom trabalho que estão a fazer”.

Também Rui Gomes, Cônsul Geral de Portugal em Toronto, fez questão de marcar presença nessa noite e teve oportunidade de se dirigir aos presentes afirmando que “gostava de dar os parabéns a todos os membros do Arsenal do Minho, à direção e sócios por manterem vivo o associativismo e desenvolverem tantas atividades que permitem que os portuguese continuem, ao longo do ano, a terem motivos para se reunir, encontrar através dos eventos que todos organizam. Eu sei que é algo que custa, porque hoje todos nós temos menos tempo, os afazeres diários e obrigações profissionais que cada um tem deixam cada vez menos tempo para estas atividades e, portanto, gostaria muito de agradecer também a todos pelo esforço, não só aos dirigentes, mas a todos os sócios, a todos voluntários o magnífico trabalho que fazem e por continuarem a manter vivas as tradições de Portugal. Parabéns a todos pelo 33º aniversário”.

Depois de se cumprir um minuto de silêncio em memória de todos os sócios e amigos do clube já falecidos, cantaram-se os parabéns, brindou-se com Vinho do Porto e o bolo, em forma de coração de Viana, foi saboreado.


Autor(a): Carmo Monteiro
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close