Comunidade

A Semana Cultural Beirã voltou!

A Casa das Beiras organizou uma semana na em grande, de 21 a 28 de setembro, recheada de momentos de convívio e boa disposição.
O jornal Milénio Stadium esteve presente no dia de abertura do evento, onde os presentes puderam assistir ao içar da bandeira portuguesa e à apresentação dos hinos nacionais de Portugal e do Canadá por parte do Rancho do Académico de Viseu.

Bernardino Nascimento, presidente da Casa das Beiras, confessou-nos que o esforço inerente à organização de uma Semana Cultural desta dimensão acaba sempre por compensar. “Eu sinto-me um pouco cansado, porque isto dá muito trabalho, mas ao mesmo tempo feliz por ver a adesão das pessoas aos nossos eventos e também pelo facto de termos aqui políticos que se interessaram em passar esta noite connosco. É fantástico! Sinto-me satisfeito por estarmos a fazer alguma coisa que representa a nossa cultura. Eu adoro este grupo de voluntários que nós temos a trabalhar aqui na Casa das Beiras!”, afirmou.

This slideshow requires JavaScript.

Entre os presentes encontrava-se o embaixador de Portugal no Canadá, João Câmara, que vê este tipo de eventos como uma forma de manter vivas as tradições portuguesas.“É notável que organizações, entidades e associações como a Casa das Beiras continuem a promover a cultura portuguesa fora das nossas fronteiras e continuem a projetar Portugal no mundo. Acabam por ser, verdadeiramente, os embaixadores de Portugal nos países de acolhimento. Esta energia, esta vitalidade, esta vontade de fazer coisas é notável. Eu, como embaixador de Portugal só me posso orgulhar”, disse.

Rui Gomes, Cônsul Geral de Toronto, não perdeu a oportunidade de se juntar a esta celebração da cultura beirã e lembrou que o apoio dado a estas instituições deve ser uma constante: “Há que louvar todo este esforço porque todas estas iniciativas são feitas por voluntários. É por isso que temos de apoiar as associações da melhor forma possível e incentivar – esta é uma Semana Cultural que já está enraizada no calendário associativo de Toronto há muitos anos. Outras associações portuguesas também mantêm a realização deste tipo de eventos e isso permite mostrar a riqueza do nosso património cultural, gastronómico e artístico de uma forma que provavelmente de outro modo não poderia ser feito”.

Também a vice-presidente da câmara de Toronto, Ana Bailão, esteve presente e, em declarações ao nosso jornal, realçou o caráter quase didático desta Semana que já desperta interesse em pessoas de outras culturas: “A Semana Cultural, especialmente da maneira que a Casa das Beiras a faz aqui, traz sempre cozinheiros de Portugal, traz música, tradições… Não são só os espetáculos, vão também à parte da comida e muitas vezes a tradições de artes visuais e artes plásticas. Hoje, se olharmos aqui para a sala, seja por razões políticas, de casamento ou amizades, já vamos vendo pessoas de outras culturas também a experimentarem estas coisas e eu acho que tudo isso é bom porque quando as pessoas percebem mais sobre as diferentes heranças culturais cresce o respeito mútuo e a vivência, numa cidade como esta que tem tanta gente e de tantas partes do mundo, torna-se mais saudável”.

A Semana Cultural Beirã contou ainda com a presença institucional do presidente da Junta de Freguesia de Caranguejeira, Joaquim Carreira Mónico, da vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, e com a atuação do Rancho Folclórico dos Soutos de Caranguejeira, todos vindos de Portugal.
A preparação das refeições diárias desta Semana Cultural Beirã ficou a cargo do chefe Luís Almeida, que aos 14 anos decidiu inscrever-se na Escolha de Hotelaria de Coimbra e, nos dias que correm, é proprietário de dois restaurantes – o Palace Petiscos e Vinhos e o QB, dedicado à cozinha saudável. “Não sei, nasce connosco!”, assumiu.

“Estou a adorar. A cultura é ligeiramente diferente mas só vejo portugueses à minha volta! Vou às compras e compro produtos portugueses, falo com as pessoas em português… Estou completamente em casa! Vamos trazer cozinha tradicional portuguesa beirã: arroz de pato, arroz de polvo, bacalhau com natas, carne de porco à alentejana e vamos trazer também umas sobremesas tradicionais mas inovadoras ao mesmo tempo”.
Se ainda não visitou a Semana Cultural Beirã ainda tem a oportunidade de o fazer durante o dia de hoje, 27 de setembro, e também no sábado, dia 28. Lá poderá ver uma exposição de livros, fotografias e artesanato alusiva àquelas regiões portuguesas e, poderá, ainda hoje, assistir a uma magnífica noite de fados e no sábado, dia de encerramento do evento, pode divertir-se ao som do conjunto musical Mexe-Mexe. Aproveite!


Autor(a): Inês Barbosa
Fonte:

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close