Comunidade

A Galeria Dos Pioneiros Portugueses esteve em festa

Avelino Teixeira

Situada desde 2013 no amplo espaço do 960 da Saint Clair Ave muito próximo da intercessão com a Oakwood Ave, – desde setembro de 2017 sob a gerência e curadoria de Humberta Araújo detentora de um bacharelato em relações públicas e comunicação social, – no sábado 6 de janeiro, Dia De Reis, deu por terminada a Época Natalícia que fez notar através de uma Árvore De Natal de Pinho natural decorada à moda antiga com chocolates fictícios, cordões de pipocas e Rabo de Gato, tangerinas e laranjas, bem como outros motivos decorativos artesanais. Junto a ela o Presépio que nos transportava ao tempo em que éramos crianças.
Por ter sido convidado para participar no evento e saborear o chamado “mijinho do Menino”, consequentemente tive o ensejo de pela primeira vez visitar o Rincão De Recordações Portuguesas que imperativamente tem que ser o orgulho dos portugueses de cá e de lá. É um pesar que muitos de nós ainda não nos tenhamos apercebido da extraordinária exposição de importantes documentos, muitos deles já digitalizados, fotografias, artesanato, utensílios domésticos e laborais trazidos pelos pioneiros portugueses da emigração para Terras Dos Cortes Reais. Um meticuloso trabalho iniciado e elaborado por Andrea da Costa continuado nos últimos quatro meses por Humberta Araújo ex-apresentadora de Televisão em Portugal e no Canadá que não deixa transparecer qualquer convicção ou vaidade. É destas pessoas simples que gostamos, que formam com muita solidez a nossa comunidade quiçá cobiçada pela Diáspora Portuguesa. Indubitavelmente ela é a pessoa certa para dar continuidade à aquisição de mais espólio que provavelmente aos poucos irá sendo adquirido. Quem possuir algo semelhante aos objetos acima referidos e outros diferentes, e se queira livrar deles, ou que por quaisquer outras razões decidir entregá-los à Galeria dos Pioneiros Portugueses para a prosperidade da nossa comunidade, pode entrar em contacto com a Galeria pelo número telefónico 647 748 0960.
Para além do enumerado, ainda encontramos ali, na cave, o “Baú Da Avó”, um espaço interessantíssimo que recria a infância dos nossos avós com exposições de brinquedos construídos manualmente, costura, e pinturas representativas algumas das quais das fachadas das casas antigas dos Açores, um projeto totalmente da responsabilidade de Humberta Araújo que tem sido visitado por crianças de várias escolas de diferentes etnias que ficam boquiabertas com os objetos ali expostos. “Há muitos projetos delineados para 2018 que englobam abertura da Galeria a outras comunidades, visitas por entidades governativas e educativas incluindo professores universitários, e intercâmbios com outros museus e galerias de diferentes nacionalidades espalhados por todo o Canadá”. Não esquecer que a criação daquela Galeria em 2000 e inicial recolha de objetos por Bernadete Gouveia e o saudoso José Mário Coelho é um projeto financiado na sua totalidade por Manuel da Costa a quem também se fica devendo outro prometedor empreendimento que junta, jornalismo, rádio e televisão sob um só teto gerenciado por Joe Eustáquio outro promotor da Comunidade Portuguesa de Toronto e de outras cidades canadianas e um apaixonado pela Portugalidade.
O encerramento da Época Natalícia na Galeria dos Pioneiros Portugueses contou com a maravilhosa atuação da Rusga do Rancho Folclórico da Associação Cultural do Minho de Toronto, naquele dia constituída pelos seguintes indivíduos e seus respetivos instrumentos musicais: Alexandrina Barreiro Ferrinhos, Manuel Gomes Reco Reco, Maria Melo Pandeireta, Valentim da Costa e Luís Martins Concertina, Paulo Pereira, António Araújo e António Neiva Cavaquinho, Jennifer Pereira Bombo, e as vozes de Judite Lopes, Glória Pereira, Davide Costa, Elisabete e Beatriz Cardante, Lúcia Melo e Glória Amorim. Foram introduzidos aos presentes por Humberta Araújo que lhes fez saber o quão importante era a sua participação com o tradicional Cantar Aos Reis acentuando assim a importância da Galeria que teima em trazer à “tona D’ água” costumes e tradições portuguesas.
No final da atuação toda a gente saboreou o Bolo-rei, figos passados, nozes e outras iguarias da época incluindo licores e outras bebidas alcoólicas não faltando o célebre Licor d’Ananaz Micaelense. Em suma, uma bem cuidada retribuição pela presença dos que se dignaram visitar a Galeria dos Pioneiros Portugueses naquele dia não só para se inteirar do seu riquíssimo conteúdo mas também para assistir à atuação do conceituado e apreciado Grupo de Cantares da Associação Cultural do Minho de Toronto e ao encerramento da Época Natalícia de 2017.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER