Comunidade

11 organizações comunitárias de Davenport receberam $250.000 do governo federal para criar projetos de apoio à terceira idade

O governo federal atribui este ano mais de $60 milhões para ajudar as organizações comunitárias a criarem programas de apoio à terceira idade. Em Davenport 11 organizações comunitárias receberam cerca de $250.000 para criar 11 projetos. O programa chama-se New Horizons e a nível nacional ajudou cerca de 3.000 organizações comunitárias.

Este ano o Abrigo Centro e a Working Women, que trabalham mais com pessoas de origem portuguesa, não se inscreveram para o programa. O Milénio Stadium tentou obter uma reação do Abrigo Centre e o diretor, Ed Graça, enviou o seguinte comunicado à nossa redação: “Depois de uma consideração cuidadosa, a Abrigo decidiu não prosseguir com uma apresentação da New Horizons este ano por alguns motivos importantes. Em primeiro lugar, a nossa agência viu um aumento significativo nas chamadas relacionadas com casos de violência doméstica e para acompanhar este aumento, a coordenadora dos nossos idosos passou mais tempo na transição para ajudar os clientes vulneráveis em necessidade. Em segundo lugar, não temos atendimento presencial no nosso programa de idosos Life and Hope desde março de 2020 por causa do COVID-19 e não se sabe no momento quando os clientes podem voltar com segurança para o Abrigo. Como resultado, fizemos a transição de alguns de nossos programas para idosos online com sucesso, com grupos de clientes se reunindo ao longo da semana e isso tem sido surpreendentemente bom até agora. Esperamos apresentar uma proposta da New Horizons no próximo ano”.

 

milenio stadium - davenport - apoio a terceira idade

 

No segundo ano de pandemia as organizações tiveram de se adaptar ao virtual e a maioria dos programas regista, em média, entre 80 a 100 pessoas, o que significa que pelo menos mais de 800 seniores estão a ocupar o seu tempo num destes programas. A lista de projetos em Davenport é bastante variada e vai desde programas para culinária até dança.

Numa conferência de imprensa coletiva, a MP Liberal eleita por Davenport, Julie Dzerowicz, sublinhou que este é apenas um exemplo de que o governo federal não esqueceu os seniores nesta pandemia. “Fizemos transferências para os nossos seniores em abril e em julho, $15.000 em apoio livre de impostos para os seniores com baixos rendimentos, disponibilizámos cerca de meio milhão de dólares para o United Way e para a Red Cross para ajudar seniores e outros grupos vulneráveis a adquirir mercearia e medicamentos e comprometemo-nos a investir mil milhões de dólares para melhorar o serviço nos lares de idosos”, disse.

Aqui fica a lista de organizações comunitárias com os respetivos programas financiados por Otava: Oasis Dufferin Community Centre, com o projeto “Computer Literacy for Isolated Seniors”; West Neighbourhood House, com o projeto “A Click Away”; Agape Mission of Canada com o projeto “Made With Love”; Davenport-Perth Neighbourhood and Community Health Centre com o projeto “Seniors Virtually Connected”; Health Chaplaincy Mission Inc com o projeto “Virtual Community Care”; Kilogram Studio com o projeto “Proud Places and Spaces for LGBTQ2+ Seniors”; Moonhorse Dance Theatre com o projeto “Engaging Seniors in Dance”; Paradise Korean Seniors Centre com o projeto “The New Normal Project”; Sistering com o projeto “Spun’s Virtual Social Enterprise for Seniors”; Vietnamese Women’s Association of Toronto com o projeto “Seniors Relief and Recovery” e Vietnamese Association de Toronto com o projeto “Supporting Social Participation and Reducing Isolation for Seniors”.

O Programa New Horizons foi criado em 2004 e cada projeto pode receber até $25.000 em subsídios durante um ano. Nenhum destes programas está disponível em português.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER