Local

Assegurar que o programa ‘Aprender em Casa’ oferece resultados para estudantes

O programa ‘Aprender em Casa’, também conhecido como ensino à distância, é o nosso melhor esforço para fazer funcionar uma situação enfraquecida. Essa falha reflete a realidade de que a sala de aula on-line, que é o principal ponto de contato neste programa, não alcançará muitos estudantes no Ontário. Para que o programa funcione da melhor maneira possível dentro das restrições de fecho das escolas, não será necessário apenas a entrega de material físico para incentivar a aprendizagem durante o fecho da escola, mas também o desenvolvimento de um plano de transição para os alunos que precisam de apoio no retorno à escola. Dado o desafio de envolver os alunos on-line nas circunstâncias tradicionais combinadas com as pressões do ensino à distância durante a COVID-19, aqui estão duas maneiras de fazer o programa Aprender em Casa funcionar:

Alavancando as relações face a face para fazer a aprendizagem on-line funcionar

Em contraste com as narrativas que posicionam os professores em oposição ao e-learning, descobrimos que muitos já o estavam a usar nas salas de aula, frente a frente aos seus alunos, para diferenciar as instruções. Agora eles estão a usar essa tecnologia para restabelecer rapport e uma comunidade on-line em sala de aula. Esta é uma oportunidade para destacar o trabalho não reconhecido de professores que apoiam a alfabetização digital, bem como a importância de comunidades de aprendizagem estabelecidas pessoalmente, que desempenharão um papel central na retenção de alunos on-line.As relações face a face são um recurso para uma abordagem informada sobre trauma do ensino. Essa abordagem prioriza o bem-estar em detrimento da conformidade comportamental, suporta uma sensação de segurança e promove conexões. Proporcionar oportunidades para compartilhar sentimentos sem julgamento pode reduzir o stress que os alunos estão a enfrentar e proporcionar esperança durante um período caótico. As mensagens que incentivam a rotina e a conexão são mais importantes do que aplicar medidas arbitrárias de envolvimento académico.

Concentrar-se mais na rotina e na conexão e menos no currículo

O e-learning ou ensino eletrónico que isola os alunos on-line evidencia-se pela sua taxa de desgaste, tanto no ensino secundário quanto no pós-secundário, porque o espaço e o tempo presenciais oferecem oportunidades incomparáveis para construir relacionamentos e estabelecer limites importantes para a aprendizagem. Dado o stress adicional de uma pandemia, podemos ver os alunos a separarem-se das atividades estruturadas de aprendizagem mais adiante. Nesses casos, é imperativo que nos concentremos em manter a proximidade social virtualmente, mesmo que estejamos fisicamente distantes. É suficiente que os alunos retornem à sala de aula on-line para se sentirem conectados, mesmo que não estejam formalmente envolvidos em tarefas de estudo.

Não podemos aplicar a lógica das tradicionais aulas presenciais on-line. Isso pode contradizer a nossa intuição, mas as instruções remotas acessíveis e equitativas fornecidas em massa devem ser reproduzíveis fisicamente e complementadas por conferências de gravações de áudio ou telefonemas. Não podemos obrigar os alunos on-line, se a aprendizagem on-line não funcionar para todos. Não podemos continuar a atribuir notas se os alunos não conseguirem demonstrar os seus resultados de aprendizagem.O ensino on-line já é politizado no Ontário. Dada a ameaça que o e-learning obrigatório representa para o sucesso do aluno, devemos ter cuidado para não normalizar um estado de emergência ou racionalizar uma política que, inevitavelmente, deixa os alunos para trás. Este não é o novo normal. Para aprender as lições do ensino remoto de emergência, será necessário refletir, estudar e deliberar. Mais importante ainda, será a necessária atenção às desigualdades exacerbadas durante os períodos de crise, para que possamos responder melhor aos alunos mais vulneráveis. 

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close