Local

Abrigo centre suspende programas

Ontário proibiu na semana passada a realização de eventos com mais de 50 pessoas – a medida surgiu como resposta para travar a propagação de COVID-19 na província e afetou diretamente o programa de atividades das associações portuguesas de Ontário. O Abrigo Centre não foi exceção e também foi obrigado a suspender as suas atividades de grupo pelo menos até 1 de abril.

A instituição está encerrada, mas os técnicos continuam a trabalhar a partir de casa. O apoio, o aconselhamento e as dúvidas continuam a ser esclarecidas através do telefone 416-534-3434 ou do e-mail [email protected] A 30.ª Gala do Abrigo Centre, que estava agendada para 2 de maio no Portuguese Cultural Centre of Mississauga, também foi cancelada e por enquanto ainda não há data prevista para a sua realização.

O Grupo Vida e Esperança, onde estão inscritos mais de 200 idosos, viu todas as suas atividades interrompidas e agora a prioridade é manter os seniores em casa em segurança. Em declarações ao Milénio Stadium, Marília dos Santos, responsável pelo grupo, sublinha que é importante manter a calma e que evitar contacto social não significa propriamente deixar de socializar, antes pelo contrário

“Agora não podemos estar fisicamente uns com os outros, mas isso não quer dizer que tenhamos de cortar relações uns com os outros. Podemos telefonar, enviar e-mails, fazer Facetime, comunicar através das redes socias, felizmente temos muita tecnologia ao nosso dispor que é muito importante numa situação como esta. A vida continua, mas de uma forma diferente e os nossos seniores têm de manter a sua saúde física e mental”, explicou.

A técnica refere que “esta pode uma boa altura para ler aquele livro que nunca lemos” ou “rever um dos filmes da nossa vida”. As saídas de casa e o consumo de informação devem ser “limitadas” e é aconselhável “fazer uma lista de produtos prioritários antes de sairmos para ir ao supermercado”. “As pessoas têm que estar informadas, mas isso não significa estar o dia inteiro a acompanhar as notícias sobre o novo vírus. Recomendo que consumam informação pelo menos duas vezes por dia, de manhã e à noite. Ouçam música, façam uma caminhada, façam uma sesta ou preparem o vosso prato preferido. Comuniquem regularmente uns com os outros, não fiquem isolados”, avançou.

Para os idosos que vivem sozinhos, sem acesso à internet ou que têm dificuldades em deslocar-se, o Abrigo deixa alguns conselhos. “Peçam aos vossos filhos ou vizinhos para fazerem compras online ou para vos trazerem as compras até à porta, o que é válido tanto para produtos alimentares e de higiene como para medicamentos. Mas os filhos têm de perceber que vão estar à porta da casa dos pais e que não vão poder cumprimentá-los. É violento, mas neste momento temos de ter bom senso e compreender que o contacto físico tem de ser evitado. É natural que estejam assustados, mas grande parte dos nossos seniores já passou por uma guerra e sobreviveu”, disse.

As recomendações da autoridade da saúde canadiana são semelhantes à da Organização Mundial da Saúde. Todos nós devemos evitar o contacto físico, lavar as mãos muitas vezes durante o dia com sabão ou gel sanitário e evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca. Se tiver de ir ao supermercado ou à farmácia mantenha uma distância de dois metros e se tiver febre, tosse e dificuldades em respirar não vá até ao hospital, ligue para a Telehealth Ontario e através deste telefone 1-866-797-0000 será aconselhado por um profissional de saúde. A polícia municipal apela à comunidade para não ligar para o 911 se achar que está a ter os sintomas de COVID-19.

Esta semana o TTC vai continuar a operar, mas a utilização de bilhetes foi proibida. As seniores, tal como todos os outros utilizadores, terão de recorrer ao cartão Presto. Nos autocarros as entradas vão acontecer por todas as portas, e não apenas pela porta principal como era comum.

O presidente da Câmara Municipal de Toronto declarou o estado de emergência da cidade na segunda-feira (23 de março). Os despejos estão suspensos e o pagamento de taxas municipais foi interrompido durante dois meses. A recolha de lixo mantém-se dentro da normalidade e a apresentação do IRS e do IRC foi adiada até 1 de junho. As pensões vão continuar a ser processadas e os correios reduziram a sua atividade.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Tags
Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

Close
Close