PortugalViagens

Ilha da Madeira

Por: Fabiane Azevedo

A Ilha da Madeira é um dos locais que mais surpreendem os viajantes. Apesar de pequena, com 57 kms de comprimento por 22 quilómetros de largura, proporcionando ao visitante uma infinidade de atrações que fazem com que vá embora achando que devia ter ficado mais tempo.

Um dos pontos que mais surpreendem na Ilha da Madeira é a sua infraestrutura, que conta com um aeroporto muito bem dimensionado para a demanda da ilha, modernas estradas, com uma rede de túneis que cortam as montanhas reduzindo o tempo de viagem. Os museus são muito bem planeados e tem como foco oferecer o máximo aos visitantes, independentemente do tamanho de seus acervos. E não para por ai, Madeira conta com uma boa rede hoteleira, para todos os gostos e bolsos. Ilha da Madeira esta distante 900 kms de Portugal e é na verdade um Arquipélago, composto por duas ilhas habitadas: Madeira (a maior) e Porto Santo, e por dois pequenos grupos de ilhas: as Desertas: Deserta Grande, Bugio, Ilhéu Chão e Prego do Mar que ficam a cerca de 35 km a sudeste do Funchal e as Selvagens, grupo de 3 ilhas que ficam a 290 km ao sul da Madeira: Selvagem Grande, Selvagem Pequena e o Ilhéu de Fora e que desde 1971 foram declaradas reserva natural devido a grande diversidade de flora e fauna.

O que comer na Ilha

Do milho frito à espetada de carne, do peixe-espada ao atum, passando pelas lapas, o bolo do caco, o bolo de mel e as incontáveis variedades de fruta tropical, a ilha da Madeira é pródiga em proporcionar boas experiências gastronómicas.

Também conhecido como atum de São João, o atum salpresado é uma iguaria que não se encontra em muitos restaurantes da Madeira.

Espetada da Madeira, uma boa carne é sempre uma boa carne, para provar a poncha que lá fazem, temos o restaurante As Vides, em Câmara de Lobos, para acompanhar a espetada, peça milho frito.

A Ilha da Madeira é um paraíso para quem gosta de fruta. Anona, pitanga, banana, araça, tabaibo (figo-da-índia), diversos tipos de maracujá resultado de enxertos (maracujá-banana, maracujá-tomate, maracujá-laranja e maracujá-limão, por exemplo). Um sem número de frutas tropicais que vale a pena provar.

Incontornáveis são também as tradicionais ponchas e o Vinho da Madeira. No caso da bebida originária dos pescadores de Câmara de Lobos, recomendamos Mercearia do Bento; ou qualquer outra venda tradicional que faça a poncha na hora.

Como chegar

Não existem voos diretos do Canadá para a Ilha da Madeira. Porto e Faro são outras cidades portuguesas que têm voos da TAP para a ilha, mas se você estiver indo para Europa visitar outros países não se preocupe, também existem voos diretos para a Madeira saindo de diversas cidades, tais como Paris, Londres, Amesterdão, Copenhaga, Bruxelas, Oslo, Helsínquia, Colónia, Barcelona, Moscovo e até mesmo de nossa vizinha na América do Sul, Caracas. Outra opção para chegar à ilha é via mar, e você pode optar por fazer um cruzeiro que tenha Funchal (capital da Ilha da Madeira) em sua rota. A ilha possui um excelente porto para receber os grandes navios de cruzeiro e esta pode ser uma boa opção se não se importar de ter pouco tempo para conhecê-la. Procure seu agente de turismo e informe-se da melhor opção para ir a Madeira.

Onde ficar

A Ilha da Madeira possui uma ampla rede hoteleira, com hotéis para todos os gostos e bolsos, espalhada em diversas regiões da ilha, mas esta concentrada principalmente na sua capital, Funchal. Se Possível prefira um quarto com vista para o mar.

O que visitar

Os Carreiros do Monte: A freguesia do Monte, a primeira fora do litoral madeirense, encontra-se em uma colina em frente ao Porto de Funchal. No início da colonização da ilha, as suas encostas foram tomadas por Quintas e pequenas propriedades e para escoar a produção, morro abaixo surgiram os “carros de cesto do Monte”.

Porto Moniz: A grande beleza de Porto Moniz, não esta nas encostas, mas sim na orla, onde um conjunto de piscinas naturais, ligadas por passarelas é uma ótima opção para nadar e apanhar sol. A água é transparente e pode-se ver o fundo coberto de areia e pedras, pequenos peixes nadam tranquilamente, dividindo o espaço com os turistas que se banham ali. Se você é fã das barraquinhas na praia, para tomar uma cerveja e comer um camarão enquanto curte o mar, não irá ficar na vontade.

Ponta de São Lourenço é um lugar de tirar o fôlego e não pode deixar de ser visto por qualquer um que visita a Ilha da Madeira.

Pico do Areeiro, um espetáculo com 1810 metros de altura: A Ilha da Madeira é cheia de belezas naturais, grande parte delas na costa, onde o mar disputa o espaço com penhascos imensos, mas no interior da ilha também temos lindos lugares que devem ser visitados, e um deles é o Pico do Areeiro, o terceiro ponto mais alto da ilha, com 1810 de altura.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER