Viagens

Conheça Ghent na Belgica

Ghent é uma cidade relativamente pequena e nasceu de um assentamento celta na confluência dos rios Lys e Scheldt, na Idade Média, chegando a ser uma das cidades mais ricas e prósperas do norte da Europa. Hoje é a terceira maior cidade da Bélgica e seu esplendor arquitetónico se mantém muito preservado. Ghent é uma cidade animada cheia de jovens e movimentada por festivais de música e cinema e talvez por ser uma cidade universitária. Mesmo sendo menos visitada que Brugges a cidade vizinha, Ghent tem suas particularidades de tirar o fôlego.

Repleta de canais espelhados e antigas edificações, seu astral conquista de cara aqueles que por ali passam.

 

O centro histórico

Dá para percorrer seu centro histórico e os principais pontos de interesse em um dia. Comece seu roteiro partindo da Praça de St Bavo. Foi em torno dela que a cidade nasceu, por isso é considerada o coração da cidade. De um lado da praça fica a Catedral de St. Bavo (Sint Baafskathedraal)em estilo gótico, feita ao longo de vários séculos, do X ao XVI. Do outro o campanário (Belfort) com sua torre do século XIV. Mais adiante um pouco a Igreja de St Nicholas (Sint Niklaaskerk)toda feita em pedras, no século XIII.

 

Você vai se encantar com os canais bucólicos de Graslei e Kranleei. Cheias de casas enfeitadas que rodeiam os canais refletindo sua beleza na água calma que já serviu como principal ponto de comércio para os mercadores da Europa.

Se você procura um área repleta de restaurantes, bares, cafés e lojas de chocolate acomodados em antigas casas então vá para Gravensteen e lá você encontrará o Castle of the Counts que foi  refeito em 1180. Quase todos os prédios foram construídos no século XVIII, mas desde o século XII a praça abriga um mercado semanal. A iluminação da praça a noite é magnífica. Não há postes nem refletores. A luz parte apenas das fachadas das casas e prédios. Muito interessante.

 

NÃO DEIXE DE PROVAR

Mexilhão com batatas fritas; Waterzoii (prato típico de Ghent), cervejas, waffle e chocolate. Sabemos que os melhores chocolates são os bengas e suíços portanto não deixe de passar nas várias lojas de chocolates pelo caminho. Acredito que será difícil conseguir comer um só, entre tantos pralinés, gianduia, ganache…

Se quiser algo mais condimentado, mas totalmente genuíno de Ghent experimente entrar na fábrica de mostarda belga Tierenteyn-Verlent, é muito interessante por dentro.

 

INDICAÇÃO DE HOTEL

 

 Marriott Ghent. Nada melhor do que ficar hospedado no coração da cidade. O Marriott é considerado o melhor hotel de Ghent e com localização   excelente. Além disso, fica numa casa tombada que para ser transformada em hotel precisou se adequar à risca e manter todas as características do   local onde antigamente funcionava uma casa de boas moças.

 

 

Hotel Gravensteen

 

 

Hotel Gravensteen ótima localização, dentro da area onde existem vários bares, restaurants e perto do canal. Estadia mais em conta e as acomodação são também boas. Café da manhã bem indicado.

 

 

 

 

COMO CIRCULAR PELA CIDADE

Os táxis atendem bem aos turistas. Mas, nada mais local do que andar de bonde ou bicicleta.
Ghent, por ser uma cidade de jovens, merece ser explorada de bicicleta. Difícil é identificar a sua magreza no meio de tantas outras, vai ser divertido, pode acreditar.

Por Fabiane Azevedo

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER