Edições

4 DE DEZEMBRO DE 2020

Está disponível mais uma edição do Milénio Stadium!

Edição 1513 – 4 DE DEZEMBRO DE 2020

Milenio Stadium 1513 - 2020-12-04-artwork

 

Esta semana o Milénio Stadium examina o estado da democracia e a forma como os princípios democráticos têm vindo a ser afetados pela pandemia mundial e pela liderança política.

Os pensadores da liberdade e empregadores da mudança continuam a trabalhar para uma transição que traga o mundo para uma emancipação de pensamento harmonioso e libertação daqueles que se impõe no nosso caminho. Com a nossa vivência com a Covid-19, a justiça e o governo político nunca andaram de mãos dadas. Os nossos direitos e liberdades estão constantemente a serem desafiados por aqueles que gritam princípios liberais, contudo, estes demonstram-se incapazes de implementar as mudanças sociais necessárias para que os efeitos sejam significativos para aqueles que dizem representar. E, por isso, coloca-se a questão: “Será que os princípios democráticos foram usurpados e diminuídos em nome da pandemia?”

Individualmente, comportamo-nos de acordo com um conjunto de princípios onde a moralidade dita a forma como lideramos a nossa vida. Somos todos diferentes uns dos outros e a idade e a passagem do tempo, muitas vezes, moldam o nosso processo de pensamento e a forma como vemos o mundo. Num mundo de inteligência artificial, onde a cada segundo existe um bombardeamento de informação, poderão as máquinas ganhar consciência o suficiente para que o processo de pensamento individual seja desnecessário? Parece que isto está a acontecer no mundo político onde a manipulação dissimulada de mensagens está a reajustar a nossa visão e aceitação de um estilo de vida mais restrito. À medida que aumentam os desafios financeiros e a pobreza, será difícil recuperar o sistema de igualdade social, e os países e os seus partidos políticos adotam um estilo de governo social que a maioria dos cidadãos não compreende.

Direita, esquerda, centro, liberal, conservador, socialistas são apenas alguns dos termos políticos adotados para justificar o porquê de os países serem administrados da forma que são. Como é que o cidadão comum pode compreender o sistema político se, quando existe uma alteração no Governo, a sua situação pessoal raramente se altera? Tendo isto em conta, sob que tipo de autoridade política é que prefere viver?

A democracia é uma forma de governo em que as pessoas têm a autoridade de escolher a legislação que os rege, com valores fundamentais que incluem a liberdade de associação e de expressão, inclusão e igualdade, a liberdade de filiação, consenso, o voto e o direito à vida e direitos das minorias.

O fascismo é uma das formas da extrema-direita, ultranacionalista e autoritário, caracterizado por um poder ditatorial, a anulação forçada da oposição e o regimento forte da sociedade e da economia.

O comunismo é uma teoria política que deriva de Karl Marx que defende a luta de classes e a liderança na direção de uma sociedade onde todas as propriedades são públicas, e onde cada pessoa trabalha e é paga de acordo com as suas habilidades e necessidades.

Estas são apenas três das diversas variações políticas e dogmas que são utilizados para controlar as vidas dos cidadãos mundiais. Hoje, pode inserir o fascismo ou comunismo onde a democracia é descrita e, na maior parte do mundo, os termos serviriam e são intercambiáveis.

O liberalismo e a justiça social estão em falta. A democracia dever-nos-ia garantir isto, mas perdemo-nos a meio do caminho. A estrada estreitou-se, mas o espírito de encontrar o que perdemos jamais morrerá.
Fé e verdade guiar-nos-ão para a luz ao fundo do túnel.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER