Desporto

Taça de Portugal:Sporting-FC Porto nas meias-finais, Aves e Caldas fazem história

O Sporting apurou-se para as meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ao vencer o Cova da Piedade, da II Liga, por 2-1, enquanto o Desportivo das Aves e o Caldas, do terceiro escalão, garantiram passagens históricas.
Em Vila do Conde, os avenses, da I Liga e que nunca tinham alcançado as ‘meias’ da competição, alcançaram o apuramento ao bater o Rio Ave, por 5-4, no desempate por grandes penalidades, após um 4-4 no prolongamento, enquanto o Caldas deixou pelo caminho o Farense, também do Campeonato de Portugal, com um triunfo por 3-2 após prolongamento.
Em Setúbal, casa emprestada do Cova da Piedade, a formação da II Liga assustou o Sporting na primeira parte, ao acertar por duas vezes nos postes, e obrigou Jorge Jesus a ter que lançar Bruno Fernandes e Bas Dost no arranque do segundo tempo.
E foi mesmo Bruno Fernandes a abrir o marcador, aos 54 minutos, mas o Cova da Piedade respondeu por Cléo, que marcou de grande penalidade, aos 58.
Aos 78 minutos, Bas Dost resolveu a eliminatória e colocou o Sporting nas meias-finais da Taça da Portugal, em que já não estava há três temporadas.
Os ‘leões’ vão jogar o acesso à final com o vencedor do encontro entre o Moreirense e o FC Porto, que está agendado para quinta-feira e encerra os quartos de final.
Num jogo de ‘loucos’, o Desportivo das Aves garantiu as ‘meias’ frente ao Rio Ave, que esteve a vencer por dois golos de vantagem a poucos minutos do final da partida.
Marcelo (17 minutos), Tarantini (53) e João Novais (75) marcaram os golos dos vila-condenses, com Defendi (49), Amilton (89) e Arango (90) a empatarem para o Aves. No prolongamento, Arango (105) colocou os avenses em vantagem, mas Gelson Dala igualou (114).
Nos penáltis, Bruno Teles foi o único que falhou, permitindo a defesa do guarda-redes Adriano, e abriu as portas da meias-finais ao Aves, que vai defrontar o Caldas.
No primeiro jogo do dia, o Caldas apurou-se também pela primeira vez para as meias-finais, ao vencer em casa o Farense, com Pedro Emanuel a marcar o golo decisivo, aos 115 minutos.
Num encontro entre duas equipas do Campeonato de Portugal, Livramento (47 e 60 minutos) colocou duas vezes os algarvios em vantagem, mas Januário (55) e Pedro Emanuel (69) levaram a decisão para o prolongamento. O Caldas é a primeira equipa do terceiro escalão nas meias-finais desde 2001/02, quando o Leixões atingiu a final.
O FC Porto apurou-se para as meias-finais ao vencer em casa do Moreirense, por 2-1, encontrando o Sporting na próxima fase.
Os mexicanos Hector Herrera (8 minutos) e Miguel Layun (20) marcaram os golos dos ‘dragões’, com o brasileiro Edno (73) a reduzir para os ‘cónegos’.
Na meia-final, que se vai disputar a duas mãos, o FC Porto vai defrontar o Sporting, que, na quarta-feira, venceu fora o Cova da Piedade, da II Liga, por 2-1. Na outra meia-final vão estar dois estreantes, o primodivisionário Desportivo das Aves e o Caldas, do Campeonato de Portugal, terceiro escalão do qual veio também o Farense, eliminado pelo conjunto do distrito de Leiria, por 3-2, após grandes penalidades. O Desportivo das Aves afastou o Rio Ave, em Vila do Conde, por 5-4 no desempate por grandes penalidades, após uma igualdade a três no final dos 90 minutos e um empate a quatro após o prolongamento.
A primeira mão das meias-finais disputa-se a 27 ou 28 de fevereiro ou a 1 de março, enquanto a segunda mão está marcada para 17, 18 ou 19 de abril.

Quartos-de-final:
Quarta-feira, 10 de janeiro:
(+) Caldas (CP) – Farense (CP), 2-2 (3-2 ap)
Rio Ave (I) – (+) Desportivo das Aves (I), 3-3 (4-4 ap, 4-5 gp)
Cova da Piedade (II) – (+) Sporting (I), 1-2

Quinta-feira, 11 de janeiro:
Moreirense (I) – (+) FC Porto (I), 1-2.
(+) Apurado para as meias-finais.

Programa das meias-finais:
Primeira mão (27 ou 28 de fevereiro ou 1 de março)
Desportivo das Aves (I) – Caldas (CP)
FC Porto (I) – Sporting (I)

Segunda mão (17, 18 ou 19 de abril)
Caldas (CP) – Desportivo das Aves (I)
Sporting (I) – FC Porto (I)

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER