Desporto

Sporting e FC Porto mantêm ‘braço de ferro’ antes de encontro da Taça de Portugal

O Sporting e o FC Porto prosseguem a luta pela liderança da I Liga portuguesa de futebol, com o Benfica à espreita, com os ‘dragões’ a terem, em teoria, a tarefa mais complicada na 21.ª jornada.
Os ‘leões’ subiram na quarta-feira à liderança do campeonato, depois de vencerem o Vitória de Guimarães (1-0), com mais um ponto do que os ‘dragões’ (menos um jogo), que empatou em casa do Moreirense (0-0), e mais três do que as ‘águias’, que não foram além de uma igualdade na visita ao Belenenses (1-1).
Em teoria, o FC Porto terá a tarefa mais complicada, uma vez que recebe no sábado o Sporting de Braga (quarto), no mesmo dia em que o Benfica joga em casa com o Rio Ave (quinto), com o Sporting a jogar no dia seguinte em casa do Estoril Praia (17.º), dias antes de visitar o Dragão na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.
Ainda invictos, tal como o FC Porto, os ‘leões’ visitam o Estoril em momento de euforia, depois da conquista da Taça da Liga e da subida à liderança, mas não sabem se vão poder contar com o avançado holandês Bas Dost, que saiu lesionado do encontro com o Vitória de Guimarães, e com Gelson Martins. Os ‘canarinhos’ deixaram na terça-feira o último lugar, depois de vencerem o Tondela, por 3-0, e apenas perderam um dos últimos quatro encontros em casa – um deles com o FC Porto que foi interrompido ao intervalo, quando o Estoril Praia vencia por 1-0.
Em 25 jogos para o campeonato em casa do Estoril Praia, o Sporting venceu 16, empatou sete e perdeu apenas dois, o último dos quais em 2013, sendo que, na primeira volta, os ‘leões’ venceram por 2-1 em Alvalade.
Após um surpreendente empate em Moreira de Cónegos, que se seguiu à eliminação nos penáltis nas meias-finais da Taça da Liga, frente ao Sporting, o FC Porto recebe o Sporting de Braga, que venceu cinco dos últimos seis encontros – apenas perdeu com o Benfica.
Nos ‘dragões’, o treinador Sérgio Conceição não deverá poder contar com o médio Danilo Pereira, com o central espanhol Marcano em dúvida, mas os reforços Gonçalo Pereira, resgatado ao Vitória de Setúbal, e Yordan Osorio a já poderem ser utilizados.
O FC Porto, que já venceu em Braga esta temporada (1-0), soma 12 jogos sem perder em casa com os bracarenses, que, neste período, conseguiram dois empates.
Na abertura da ronda, o Benfica, que foi ‘salvo’ por Jonas no último minuto do jogo do Restelo, recebe o Rio Ave, que empatou com as ‘águias’ na primeira volta e já as afastou da Taça de Portugal.
Sem Krovinovic, afastado até final da temporada, o Benfica procura ‘vingar-se’ dos vila-condenses, que nunca venceram na Luz e o melhor que conseguiram foram quatro empates, o último dos quais em 2005.
O Rio Ave, que vem da pior derrota da temporada – 4-1 em casa do Portimonense –, não poderá contar com Yuri Ribeiro, por estar emprestado pelo Benfica, e com Pelé, que está castigado. O Marítimo, sexto classificado, já não vence há seis encontros e recebe o Portimonense, 11.º, que, com a vitória frente ao vila-condenses, interrompeu uma série de sete jogos sem vencer no campeonato.
Depois de vencer os insulares (2-1), o Boavista subiu ao sétimo lugar e visita agora o lanterna-vermelha Desportivo das Aves, que tem um treinador interino, José Mota, e não tem qualquer vitória nos últimos sete jogos, num período que só empatou uma vez. Na luta pela manutenção, o Vitória de Setúbal, que somou cinco empates consecutivos e está a cima da ‘linha de água’, mas com os mesmos pontos do Estoril Praia e mais um do que o Aves, recebe o Belenenses, 12.º e que não vence há 10 encontros.
Apenas dois pontos acima da zona de despromoção, o Moreirense, 15.º, e sem vitórias há quatro encontros, visita o Tondela, 10.º, que vem de duas derrotas consecutivas.
O Feirense (14.º) procura pontos para se afastar definitivamente da zona de descida na receção ao Desportivo de Chaves (oitavo), enquanto o Vitória de Guimarães (nono) recebe o Paços de Ferreira (13.ª), na melhor fase da temporada, com duas vitórias consecutivas e quatro jogos sem perder.

Sábado, 3 de fevereiro:
Benfica – Rio Ave, 13:15 (BTV)
FC Porto – Sporting de Braga, 15:30 (Sport TV)

Domingo, 4 de fevereiro:
Feirense – Desportivo de Chaves, 11:00 (Sport TV)
Tondela – Moreirense, 11:00 (Sport TV)
Estoril Praia – Sporting, 13:00 (Sport TV)
Vitória de Guimarães – Paços de Ferreira, 15:15 (Sport TV)

Segunda-feira, 5 de fevereiro:
Marítimo – Portimonense, 14:00 (Sport TV)
Vitória de Setúbal – Belenenses, 16:00 (Sport TV)

Terça-feira, 6 de fevereiro:
Desportivo das Aves – Boavista, 15:00 (Sport TV).

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER