Desporto

Quinas de Ouro

Alexandre Franco
Diretor/Editor

Caros amigos leitores do Milénio Stadium que semana após semana acompanham bem de perto tudo quanto temos de bom para vos oferecer.
É sempre um prazer sabermos que podemos enaltecer aquilo que coloca os portugueses num destaque merecedor dos maiores elogios, sabendo que muitos são os portugueses que gostam de saber quem são aqueles que, por esta ou por aquela razão, destacam e elevam o nome de Portugal através da possibilidade de serem eleitos os melhores como isto ou como aquilo. Desta feita estão em causa os Quinas de Ouro, ou melhor dizendo, os candidatos, como são os casos de Ronaldo, Patrício e Bernardo Silva, nomeados para o prémio de jogador do ano na gala Quinas de Ouro.
Os três futebolistas, membros da seleção portuguesa que jogou a Taça das Confederações, no verão de 2017, e que “selou” o apuramento para o Mundial 2018, são os candidatos ao troféu, que será atribuído na terceira edição da gala de prémios da FPF.
A próxima gala, marcada para 19 de março no Pavilhão Carlos Lopes, será a segunda desde que o organismo que tutela o futebol português se juntou à Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) e ao Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).
O galardão de treinador do ano de futebol masculino tem como nomeados Leonardo Jardim, campeão francês ao serviço do Mónaco, Paulo Fonseca, campeão na Ucrânia com o Shakhtar, e o treinador campeão da I Liga Rui Vitória (Benfica).
No futebol feminino, Ana Borges (Sporting), a “capitã” da seleção Cláudia Neto, que jogava no Linkoping da Suécia em 2017 e agora representa o Wolfsburgo, e Joana Vieira, do Futebol Benfica, são as candidatas a jogadora do ano.
O futsalista Edgar Varela, do Sporting, disputa com os futebolistas internacionais Gonçalo Guedes e Rúben Dias o título de revelação do ano, enquanto no feminino o prémio será para as futebolistas Ana Capeta ou Joana Marchão, ambas do Sporting, ou a futsalista Ana Sofia Gonçalves (Benfica).
As escolhas do “Conselho Quinas de Ouro”, organismo de nomeação presidido por Luís Figo e composto por elementos da FPF, ANTF e SJPF, recaíram na seleção portuguesa de futebol, no campeão nacional Benfica e na equipa do Sporting de futsal, campeã nacional e finalista da UEFA Futsal Cup, para equipa do ano masculina.
Os nomes “repetem-se” na lista feminina, com a seleção A, estreante em fases finais de Europeus em 2017, a formação de futsal do Benfica e a equipa de futebol do Sporting.
Os premiados serão escolhidos por treinadores, futebolistas e adeptos, que podem votar num “site” dedicado à gala na Internet.
A cerimónia vai ainda premiar os melhores árbitros da temporada transata e revelar o “onze” do ano do futebol masculino e outro para o futebol feminino, estes últimos escolhidos pelo SJPF.

Lista de nomeados

– Jogador português do ano futebol: Cristiano Ronaldo (Real Madrid, Esp), Bernardo Silva (Mónaco, Fra e Manchester City, Ing) e Rui Patrício (Sporting).
– Jogadora portuguesa do ano futebol: Ana Borges (Sporting), Cláudia Neto (Linkoping, Sue e Wolfsburgo, Ale) e Joana Vieira (Futebol Benfica).
– Jogador do ano futebol de praia: Madjer, Bruno Torres e Jordan Santos.
– Jogador do ano futsal: João Matos (Sporting), Nilson (Sporting de Braga) e Ricardinho (Inter Movistar, Esp).
– Jogadora do ano futsal: Ana Azevedo (Vermoim), Ana Catarina Pereira (Benfica) e Inês Fernandes (Benfica).
– Jogador revelação do ano (21 anos ou menos em 2017): Edgar Varela (Sporting, futsal), Gonçalo Guedes (Paris Saint-Germain, Fra e Valência, Esp) e Rúben Dias (Benfica).
– Jogadora revelação do ano (21 anos ou menos em 2017): Ana Capeta (Sporting), Ana Sofia Gonçalves (Benfica, futsal) e Joana Marchão (Sporting).
– Treinador do ano futebol masculino: Leonardo Jardim (Mónaco, Fra), Paulo Fonseca (Shakhtar, Ucr) e Rui Vitória (Benfica).
– Treinador do ano futebol feminino: Francisco Neto (Seleção A), José João Marques (Sporting de Braga) e Nuno Cristóvão (Sporting).
– Treinador do ano futsal masculino: Joel Rocha (Benfica), Paulo Tavares (Sporting de Braga) e Nuno Dias (Sporting).
– Treinador do ano futsal feminino: Bruno Fernandes (Benfica), Luís Almeida (Novasemente/Cavalinho) e Pedro Nobre (Sporting).
– Treinador do ano futebol praia: José João Marques, Mário Miguel e Mário Narciso.
– Treinador do ano formação: João Tralhão (Benfica sub-19), Tiago Fernandes (Sporting sub-19) e João Couto (Sporting sub-17).
– Treinador revelação do ano: António Folha (FC Porto B), Daniel Ramos (Marítimo) e Nuno Manta Santos (Feirense).
– Equipa do ano masculina: Seleção A, Benfica e Sporting (futsal).
– Equipa do ano feminina: Seleção A, Benfica (futsal) e Sporting.
No meio de tantas possibilidades, temos a certeza de que muitos são aqueles que vão enaltecer o nome de Portugal e a todos, pelas suas nomeações, desde já deixamos os nossos parabéns.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER