FutebolModalidades

Desporto suspenso

Pandemia cancela jogos da seleção portuguesa no Qatar

A seleção portuguesa de futebol já não vai participar no torneio internacional no Qatar, que estava marcado para o final deste mês, devido à pandemia de Covid-19.
“A decisão resultou da situação de emergência que se vive em todo o mundo provocada pela pandemia do Covid-19”, anunciou esta quarta-feira (11) a Federação Portuguesa de Futebol.
A equipa das quinas tinha jogos marcados com a Bélgica, a 27, e com a Croácia, no dia 30, que estavam agendados para Doha, mas o torneio, que contava também com a Suíça, acabou por ser cancelado.

Tocha Olímpica acesa sem público presente

A tocha olímpica foi acesa, esta quinta-feira (12), em Olímpia, às 12 horas locais (10 horas em Portugal continental), numa cerimónia sem público devido à pandemia do Covid-19, no mesmo dia em que a Grécia registou a primeira morte devido à doença.

No palco dos primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade, a atriz Xanthi Georgiu, vestida de sacerdotisa grega, acendeu a tocha da maneira tradicional, com os raios solares a passarem através de um espelho parabólico.
A tocha seguirá caminho até ao Japão, para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a 24 de julho.
Pela primeira vez desde 1984, a cerimónia decorreu sem a presença de espetadores, apenas com convidados, numa manhã de sol, com flores e pássaros.

Há 36 anos, a chama também foi acesa sem a presença de público, com a parte da organização grega a protestar em relação às políticas de marketing para os Jogos de Los Angeles.
Desta vez, foi o Comité Olímpico Internacional (COI) e o Comité grego a adotarem medidas drásticas, com o objetivo de minorar o impacto da pandemia do Covid-19, que na Grécia regista até ao momento 99 casos de infeção e uma morte, em Patras.

“Para a cerimónia tivemos de reduzir a participação, para proteção da saúde pública”, explicou durante o evento o presidente do Comité Olímpico da Grécia, Spyros Capralos, perspetivando uns “excelentes Jogos” com a tradição, tecnologia e respeito pelo ambiente do povo japonês.

O início do percurso coube pela primeira vez a uma mulher, com a campeã olímpica de tiro Anna Korakaki a iniciar o trajeto, que na Grécia, berço dos Jogos Olímpicos, passará até 19 de março por 31 cidades e 15 sítios de interesse arqueológico.

Entretanto, a organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio2020 anunciou esta quinta-feira (12) que o primeiro evento desportivo será um jogo de softbol entre o Japão e a Austrália, a 22 de julho, em Fukushima, ainda antes da cerimónia de abertura, a 24.

Será a primeira competição olímpica oficial dos Jogos de Tóquio2020, mas, depois, no mesmo dia decorrerão também outros jogos do softbol.

EFEITOS COVID-19: Modalidades suspensas ou canceladas

ATLETISMO
Taça da Europa de Lançamentos
A Taça da Europa de lançamentos, agendada para os dias 21 e 22 de março, em Leiria, foi adiada devido ao surto do Covid-19, anunciou a Associação Europeia de Atletismo. Na mesma nota, a Associação informa que um possível reagendamento da competição será discutido na reunião do comité executivo em 24 e 25 de março, em Lausana.
Meia maratona de lisboa
A meia maratona de Lisboa, marcada para 22 de março, foi adiada na terça-feira (10) para 22 de setembro.
Campeonato da Europa de atletismo em pista coberta para veteranos
Este evento, previsto para decorrer em Braga, foi adiado para 2021.

RÂGUEBI
Europe Championship de râguebi
O jogo entre a Espanha e Portugal, da quinta e última jornada do Europe Championship de râguebi, agendado para 15 da março, em Madrid, será jogado à porta fechada.

VOLEIBOL
As federações portuguesas de basquetebol e de voleibol anunciaram que os jogos das principais competições seniores, em masculinos e femininos, vão ser disputados à porta fechada e que os dos escalões de formação foram suspensos.

PATINAGEM
A Federação Portuguesa de Patinagem determinou que os jogos dos campeonatos masculino e feminino de hóquei em patins tenham a lotação limitada a 50% da capacidade dos pavilhões, com o máximo de 1000 pessoas por partida, entre espectadores e intervenientes.

CICLISMO
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), José Calixto, anunciou o cancelamento da Volta ao Alentejo em bicicleta, entre 18 e 22 de março.

BADMINTON
Os campeonatos internacionais de Portugal de badminton, que deveriam ser disputados entre 5 e 8 de março, nas Caldas da Rainha, foram cancelados três dias antes do seu início.

JUDO
A 4 de março, foi cancelada a Taça da Europa de judo de juniores, que deveria realizar-se em Coimbra.

GINÁSTICA
Federação de ginástica adia eventos marcados até 22 de março, afetando vários eventos gímnicos internacionais, incluindo os Nacionais de “teamgym”, em Lisboa, que iam decorrer a 21 de março, e a etapa de Cantanhede da Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica, marcada para 27 de março.

ANDEBOL
Federação de andebol suspende competições seniores nacionais, masculinas e femininas, até 29 de março.

TÉNIS
O ATP anunciou que vai suspender os circuitos masculinos de ténis profissional por seis semanas devido ao surto do novo coronavírus. Os torneios Indian Wells, Miami, Houston, Marrakech, Monte Carlo, Barcelona e Budapeste já foram cancelados devido ao Covid-19.

TRIATLO
A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) a “suspensão de toda a atividade” até 31 de março, “incluindo a participação em provas internacionais dos atletas da seleção nacional”. A FPT suspendeu ainda todas as atividades relativas ao alto rendimento, incluindo provas internacionais, estágios e todas as ações de formação nacionais e internacionais, bem como as ações internas, como assembleias gerais e reuniões.

GP
O Grande Prémio da Argentina, que deveria realizar-se entre 17 e 19 de abril, foi adiado para 20 e 22 de novembro. O adiamento desta prova levou a novo adiamento do Grande Prémio (GP) da Comunidade Valenciana, em Espanha, última etapa do Campeonato do Mundo, que ficou agendado para 29 de novembro.
O GP da Tailândia já tinha sido adiado para 4 de outubro, o que significa que a primeira corrida do campeonato na categoria rainha acontecerá apenas no GP de Espanha, a 3 de maio.

HÓQUEI EM PATINS
A Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) anunciou a suspensão de todos os campeonatos nacionais seniores de hóquei em patins. Também as instalações federativas deixam de realizar atendimento ao público, pedindo que todos os contactos “sejam realizados via e-mail ou telefone”.
Nos escalões de formação todas as atividades estão suspensas até 30 de abril, dos campeonatos nacionais de sub-13 a sub-19 aos inter-regionais, adiados para 10 a 13 de junho em Bragança, mas também concentrações de treino e observação, entre outras.

SKATE, PATINAGEM DE VELOCIDADE E ARTÍSTICA
Estão suspensas até 30 de abril as principais atividades, com a Portugal International Cup de patinagem artística, marcada para 4 a 10 de maio, pendente de indicações da federação internacional.

CANOAGEM
A Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) anunciou a “suspensão imediata” de todas as competições marcadas “até ao dia 29 de março”, devido à pandemia do Covid-19. A suspensão, que se estende a todas as competições sobre a égide da FPC, afeta vários eventos da modalidade, incluindo a jornada inaugural do campeonato nacional de kayak polo, o campeonato nacional de fundo, a Taça de Portugal de tripulações, o campeonato nacional de slalom e o campeonato nacional de canoagem de mar.

CICLISMO
Federação Portuguesa de Ciclismo suspendeu provas até 3 de abril, o que inclui a Clássica da Arrábida, prova 1.2 do circuito mundial que estava marcada para domingo (15), entre outras.

NBA suspende jogos após jogador testar positivo ao coronavírus

A NBA suspendeu a temporada “até novo aviso” depois de um jogador dos Utah Jazz ter testado positivo ao novo coronavírus na quarta-feira.
A decisão surge apenas algumas horas depois da maioria dos proprietários das equipas da liga estarem a ponderar a realização dos jogos nas arenas desportivas sem a presença de público.

SALT LAKE CITY, UT – OCTOBER 23: Rudy Gobert #27 of the Utah Jazz reacts to a call during an opening night game against the Oklahoma City Thunder at Vivint Smart Home Arena on October 23, 2019 in Salt Lake City, Utah. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this photograph, User is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. (Photo by Alex Goodlett/Getty Images)

Segundo a agência de notícias Associated Press, o jogador infetado é Rudy Gobert.
“O resultado do teste foi divulgado pouco antes da partida do jogo de hoje [quarta-feira] à noite entre os [Utah] Jazz e os Oklahoma City Thunder na Chesapeake Energy Arena. Naquele momento, o jogo (…) foi cancelado. O jogador afetado não se encontrava na arena”, pode ler-se no comunicado da NBA.

“A NBA usará este hiato para determinar os próximos passos para avançar em relação à pandemia do coronavírus”, acrescenta-se na mesma nota.

Os Estados Unidos registavam na quarta-feira 38 mortos e mais de 1300 casos de infeção.

NHL suspends its season amid coronavirus pandemic

The National Hockey League has suspended its 2019-20 season until further notice in response to the novel coronavirus pandemic, the league announced on Thursday (12).
The NHL decision comes less than 24 hours after the NBA suspended its schedule “until further notice” in the wake of its first player testing positive for COVID-19, the disease caused by the novel coronavirus.
The NBA cancelled a game in progress on Wednesday (11) night between the Oklahoma City Thunder and the Utah Jazz after Jazz centre Rudy Gobert tested positive for the virus.

The Toronto Raptors announced on Thursday (12) that players, coaches and travelling staff have been advised to go into self-isolation for the next two weeks.
“Out of an abundance of caution, members of the Raptors travelling party have been tested for the virus,” the team said in a statement.

Many NHL teams share their home arena with an NBA team, including the Toronto Maple Leafs and the Raptors.
It’s unclear when the NHL decided to suspend the season, but the announcement came a few hours after the league told teams to cancel practices and meetings.
“Given the uncertainty regarding next steps regarding the coronavirus, clubs are advised not to conduct morning skates or team meetings today,” the NHL’s public relations account tweeted on Thursday (12) morning.
The NHL’s move is one of several high-profile event cancellations across North America. A number of major concerts, conferences, political rallies, festivals and sporting events have been nixed amid concerns that the virus might spread among large crowds of people.

Health officials in the U.S. and Canada have recommended that people avoid large crowds and crowded spaces when possible.

An NHL arena can seat between 15,000 and 21,000 fans, depending on the venue.

Global News-JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Mostrar mais

Artigos relacionados

Back to top button

Close
Close