Desporto

I Liga: FC Porto segura liderança e Sporting sofre para vencer Feirense

O FC Porto segurou a liderança isolada da I Liga Portuguesa de Futebol, ao golear no terreno do Desportivo de Chaves (4-0), enquanto o Sporting sofreu para igualar o Benfica, com um triunfo caseiro frente ao Feirense (2-0).
Depois de os “encarnados”, tetracampeões nacionais, terem vencido no recinto do Portimonense (3-1) e assumido provisoriamente a liderança, os rivais responderam com triunfos nos seus jogos da 22.ª jornada.
O brasileiro Soares, aos 15 e 28 minutos, o maliano Moussa Marega, aos 57, e Sérgio Oliveira, aos 90+1, marcaram os golos dos “dragões”, que passaram a somar 55 pontos, mais dois do que Benfica e Sporting, que só chegou ao triunfo frente ao Feirense nos últimos minutos.
William Carvalho, aos 78, e o colombiano Fredy Montero, aos 90+1, assinaram os tentos da equipa “leonina” num encontro em que Luís Ferreira reverteu duas decisões com auxílio do videoárbitro, um golo de Doumbia e uma grande penalidade.
Com este desaire, e com o triunfo do Boavista na receção ao Vitória de Guimarães, por 1-0, com um golo de Fábio Espinho, o Desportivo de Chaves “caiu” para o sétimo lugar, por troca com os ‘axadrezados’, sextos, ambos com 30 pontos.
Os transmontanos e os portuenses somam mais um ponto do que os vimaranenses, oitavos, enquanto o Feirense, que somou a terceira derrota consecutiva, ocupa o 15.º lugar, com 20, com os mesmos 20 pontos do Desportivo das Aves, que iniciou a ronda no 18.º e último lugar e deixou provisoriamente a zona de despromoção, ao vencer por 5-2 no terreno do Belenenses.
O segundo triunfo consecutivo do Desportivo das Aves foi construído com os golos do guineense Mama Baldé, aos dois minutos, André Moreira, na própria baliza, aos 13, do líbio Hamdou Elhouni, aos 28, de Paulo Machado, aos 39, na marcação de uma grande penalidade, e do argentino Luis Fariña, aos 90, enquanto Nuno Tomás, aos 44, e o brasileiro Maurides, aos 86, na conversão de um castigo máximo, reduziram para os lisboetas.
Os “azuis” somaram o 12.º jogo consecutivo sem vencer e seguem no 13.º lugar, com 21 pontos, mais um do que o Desportivo das Aves, que subiu provisoriamente do 18.º e último posto para o 15.º.

II Liga
Académica vence e fica a um ponto do líder FC Porto B que perdeu

A Académica venceu por 4-0 em casa do Gil Vicente e consolidou o segundo lugar da II Liga do Futebol português, a um ponto do líder FC Porto B, que perdeu por 2-0 com o Santa Clara.
Na luta pelo acesso à I Liga, Arouca, Santa Clara e Académico de Viseu confirmaram credenciais, enquanto o Leixões, que empatou em casa a 1-1 com o Sporting de Braga B, e o Penafiel, que perdeu sábado em casa com o Varzim (3-2), cederam terreno.
Em Barcelos, Guima abriu o ativo para os “estudantes” aos 23 minutos, Luisinho elevou para 2-0 aos 40 e já na segunda parte, Djousse, de grande penalidade, fez o terceiro, aos 55, e Dias, aos 86, estabeleceu o resultado final. A Académica encurtou para um ponto a diferença para o FC Porto B, equipa que não entra nas contas da promoção à I Liga, e manteve a distância de três para o Arouca, mas deixou alguns dos seus diretos opositores mais longe.Com menos um ponto do que o Arouca seguem as equipas do Académico de Viseu (4.º), que goleou por 5-1 o Benfica B, no Seixal, e o Santa Clara (5.º), que venceu em casa por 2-0 o FC Porto B. João Reis e Rafael Batatinha, aos 27 e 43 minutos, foram os marcadores dos golos do Santa Clara frente ao FC Porto, enquanto o Académico de Viseu derrotou o Benfica B com três golos de Sandro Lima, aos 11, 38 e 85 minutos, e dois do georgiano Ebralidze, aos 41 e 90. O Leixões (6.º) e o Penafiel (7.º), ambos com 37 pontos, foram duas das equipas “perdedoras” desta 24.ª jornada, dado que viram os seus adversários mais diretos ganhar vantagem na tabela classificativa.
A formação de Matosinhos deixou-se empatar no período dos descontos, com um golo do sul-africano Luther Singh, depois de estar em vantagem desde os 42 minutos, com um golo de Bruno Lamas, e o Penafiel perdeu em casa por 3-2 com o Varzim (15.º). No “miolo” da tabela Nacional que conta um jogo em atraso e Sporting da Covilhã empataram 1-1 e seguem na oitava e nona posição, respetivamente, separados por um ponto. Na zona tranquila da tabela, o Vitória de Guimarães B (12.º) venceu em casa por 1-0 o Cova de Piedade (13.º), com o único golo a ser marcado por Tiago Castro aos 84 minutos.
Na luta pela fuga aos lugares de despromoção, a Oliveirense venceu em casa por 2-0 o Famalicão, com dois golos do colombiano Bryan Riascos, aos 11 e 45+1 minutos, e ascendeu do 18.º ao 17.º posto, ainda abaixo da linha virtual de permanência. O União da Madeira venceu em casa do Sporting B, por 1-0, com um golo do brasileiro Luan, aos 38 minutos, e manteve-se como o primeiro clube acima da zona de descida, onde estão Oliveirense (17.º), Gil Vicente (18.º), Sporting de Braga B (19.º) e Real (20.º).

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

DONATE NOW

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER